TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR

Por:   •  5/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

SETOR: BIBLIOTECA

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE MISSÃO VELHA

PROREITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROAE

[pic 1]

ROZILANIA RODRIGUES CHAVES

PLANO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR

CRATO – CE

2018


OBJETIVOS DO DISCENTE

Objetivo geral

Participar do processo de construção do conhecimento ajudando no processo de organização e divulgação de informações e conhecimento.

Objetivos específicos

1. Ampliar a participação no meio acadêmico e ser ativa dentro da comunidade universitária;

2. Conhecer mais sobre a universidade e os processos de construção de conhecimento, acreditando ser a biblioteca espaço ideal para tal fim;

3. Exercer as funções do estágio de modo a atender os requisitos necessários da função;

4. Conseguir ajuda financeira para financiar a continuação dos estudos.

5. Cumprir todos os afazeres impostos pela instituição.


INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

        O programa de estágio tem por função auxiliar o estudante universitário, conferindo-lhe campo para aplicação e desenvolvimento de capacidades e conhecimentos adquiridos na graduação. Há, então, o estímulo para que o mesmo venha a desenvolver habilidades através da prática, podendo assim ter uma formação mais completa, preparando-o para a atuação em um ambiente de trabalho.

        É na busca desse desenvolvimento pessoal, como base para um bom desenvolvimento profissional futuramente, que estou realizando a inscrição para concorrer as vagas de estágio ofertadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Urca. Ciente da importância da biblioteca (setor no qual desejo estagiar), seja dentro ou fora da universidade, busco ainda contribuir para o bom funcionamento da mesma, em uma relação de apoio mútuo.


HISTÓRICO/OBJETIVO DO SETOR

A divulgação de conhecimento e informação está presente de diversas maneiras no mundo atual, através de revistas, livros, jornais e principalmente internet, inclusive nas versões digitais dos mesmos (jornais, revistas e livros digitais).

Sendo a internet (“Internet s.f. rede telemática internacional que une computadores de particulares, organizações de pesquisa, institutos de cultura, institutos militares, bibliotecas, corporações de todos os tamanhos”) (Ribeiro Rios, Dermival; 2004) amplamente divulgada e alcançando boa parte da população mundial. Contudo, ainda há quem não tenha acesso a essa imensa rede de informações e portanto ainda utiliza-se dos meios mais simples de obter as informações necessárias a saciar seus interesses, seja como pesquisa ou estudo didático e principalmente como auxílio no âmbito educacional.

A biblioteca desempenha papel fundamental na construção do conhecimento. Na universidade, a biblioteca auxilia nas pesquisas de professores e alunos, utilizada como grande fonte de informações contendo títulos diversos de todas as áreas a que se referem aos diversos cursos da instituição.

“A biblioteconomia é uma atividade de grande importância que compreende um conjunto de informações teóricas que são indispensáveis no que diz respeito a organizar, recuperar e disseminar a informação/conhecimento” (Guia do estudante,2012). Sendo essa a ciência de administrar e organizar a biblioteca que contém várias formas diferentes de se organizar, dependendo do fim para qual foi instituída. “Biblioteca s.f. 1.grande quantidade ou coleção de livros para uso público ou particular, dispostos ordenadamente, para estudo ou consulta. 2.Edificio, sala ou lugar onde se instalam esses livros. 3. Móvel onde se guardam e ordenam livros” (Ribeiro Rios, Dermival; 2004).

A universidade deve ver a biblioteca como um meio inovado de encontrar material suficiente a atender suas necessidades, portanto cabe a mesma se renovar e reinventar constantemente se adaptando e adquirindo múltiplas funções e inovações. Deve, portanto, se adaptar as necessidades dos usuários e conceder fontes seguras e amplas de informações de modo a facilitar e diversificar o meio onde se situa a produção/criação de conhecimentos.

Sendo assim, cada vez mais atualizada, a biblioteca alcançará um novo status no sentido de que não se deixou ultrapassar pelo tempo, e o jovem universitário através do programa de bolsas de estágio pode promover uma maior e mais rápida aceleração nesse processo de adaptação.

Ganhando de ambos os lados, essa parceria fará com que a universidade como um todo ganhe potência no que se refere a alavancar e melhorar/modernizar a construção e divulgação de conhecimento, tendo o auxílio do “futuro do país”, através do estágio universitário, e contando com o suporte das novas bases da sociedade, as inovações tecnologicas.

        O setor tem como objetivo principal divulgar informações e contribuir com o crescimento/desenvolvimento da comunidade acadêmica.

CRONOGRAMA

Descrição

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Início das atividades do estágio

X

Desenvolvimento das atividades do estágio

X

X

X

X

X

X

X

X

Fim das atividades do estágio

X


RESULTADOS ESPERADOS

        Com este estágio espera-se alcançar os objetivos apontados e cumprir todas as funções determinadas, como, a participação no processo de construção do conhecimento, ajudando no sistema de organização e divulgação de informações e a ampliação da participação no meio acadêmico e na comunidade universitária, conhecendo mais sobre a universidade e os meios de propagação desse conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com