TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIAÇÃO DE UMA MICRO EMPRESA DE TOMATE SECO ARTESANAL

Por:   •  5/12/2018  •  Artigo  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIAÇÃO DE UMA MICRO EMPRESA DE TOMATE SECO ARTESANAL

Este plano de negócio terá como objetivo analisar a viabilidade da criação de uma micro empresa de tomate seco produzido de forma artesanal e com instalações e estruturas simples.

O Tomate Seco da Mari será uma micro empresa que irá surgir no mercado de forma diferenciada, com produtos e matéria prima de qualidade, com o objetivo de atender as necessidades do novo mercado de consumidores onde se descarta a produção industrial e busca o resgate da produção artesanal. A receita foi desenvolvida a partir de um jargão do programa Mais você de Ana Maria Braga “Acorda menina”! Onde a apresentadora ensinava seus telespectadores, uma forma de desidratar tomates no micro ondas, armazena-los em um pote e que além de consumirem um produto de boa qualidade, poderiam vendê-los para obterem uma renda extra. Aos poucos fui aperfeiçoando e dando mais sabor e personalidade no produto. Agreguei saberes e sabores apreendidos durante o decorrer do curso de gastronomia. Desde o processo de fabricação à manipulação, conservação e armazenamento.

A Clientela e o público consumidor que tenho hoje se baseiam em pessoas que buscam um produto diferenciado e o mais natural possível, que não sejam industrializados e que não contenham produtos como: corantes, conservantes e aromatizantes.

As vendas vêm sendo feitas diretamente com os clientes que cativei guando expunha o produto nas feiras e no festival gastronômico. Por causa da pequena produção semanal, tento administrar as entregas de acordo com as necessidades de consumo de cada cliente. E isto de certa forma às vezes me deixa de sai justa, pois não consigo entregar toda produção da semana para dois clientes ao mesmo tempo. E o propósito maior seria este, aumentar a produção. No início, além de alguns clientes fixos e encomendas e depois, após o avanço, em mercados e um distribuidor da região, já contactado e aguardando as possibilidades.

As estimativas de vendas hoje são de aproximadamente R$ 2.000,00 e a expectativa que se pretende ter mensal, com o aumento da produção é que fique em torno de 6.500,00 e a forma de vendas será feita no estabelecimento da empresa ou ainda em pedidos por encomenda e através de representante comercial da região.

Potes de 200g drenado e com o valor R$ 20,00. Obtendo uma margem de lucro de aproximadamente 25 % a 30 % do produto.

Tenho como prioridade, produzir e oferecer produtos de procedência e de boa qualidade e pretendo atingir e conquistar um público de aproximadamente 5% no mercado gastronômico da região.

O principal obstáculo e desafio maior sempre foi o medo de ampliar e o de frustrar. Por ser um produto cuja técnica de processamento e desidratação apresenta-se amplamente difundida e conhecida no meio culinário, existe muita concorrência, principalmente do mercado informal. Qualquer pessoa tem condições de fazer o produto em casa e vender para os restaurantes e as pizzarias locais.  Por isso sempre me preocupei com a importância quanto à qualidade e comprovação de procedência da matéria prima e dos insumos e que não saia do nível de produção artesanal, para ganhar a preferência.

A perspectiva de que um dia isso poderia ser real, que pudesse acontecer, foi aumentando por causa das aulas de empreendedorismo e marketing e da necessidade de fazer um TC (Trabalho de conclusão e Curso) no qual pude ver possibilidades de abrir um leque e expandir meu negócio, mesmo diante dos medos. Agora já tenho a resposta. Não basta ter um produto de qualidade, tem que ser empreendedor e contar com uma boa pitada de marketing, para que o produto tenha visibilidade Pois a mídia está ajudando a colocar a gastronomia em evidência e no centro das atenções.

Conto com suas orientações

Marilene da Luz

Por suas características exóticas e sabor marcante, o tomate vem sendo amplamente utilizado nos mais diversos pratos da culinária mundial. Em virtude da ampliação do consumo e da evolução das técnicas de preparo, que passaram de artesanais para produção em grande escala, através das indústrias, o tomate seco começou a chamar a atenção como uma interessante atividade econômica.

Como aperitivo, inteiro ou em forma de pasta o tomate seco é amplamente consumido. Seu delicado sabor pode ser apreciado quando associado com aves, carnes e frutos do mar. Popular na Itália e com boa aceitação entre os consumidores brasileiros, o tomate seco é considerado uma iguaria muito saborosa sendo muito utilizado na culinária nacional. O fruto desidratado e misturado a temperos como alho e ervas passou a ser acrescentado a um número muito amplo de receitas, apreciado no sanduiche, na pizza, no risoto, decorando saladas ou servido como entrada, ele ganhou espaço e hoje pode ser encontrado nas prateleiras dos supermercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com