TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Tecnologia em Gestão Pública

Eliane Oliveira Bueno - Ra:1149724

Economia

Atividade de Economia

Pelotas

2015

ATIVIDADE DE ECONOMIA

Com base na leitura das Unidades 3, 4 e 5 do Caderno de Referência de Conteúdo (CRC) responda as seguintes questões:

1) Qual a diferença entre Microeconomia e Macroeconomia? Justifique a resposta. A Microeconomia está associada à teoria econômica que visa ao estudo do funcionamento do mercado de um determinado pro¬duto, ou grupo de produtos, tendo que analisar o comportamento dos compradores (consumidores) e dos vendedores (produtores) diante desse produto ou serviço.

A Macroeconomia estuda a economia em geral ao buscar explicações para as mudanças econômicas que afetam muitas fa¬mílias, empresas e mercados.

A Macroeconomia estuda as questões agregadas ao cresci¬mento econômico, à inflação e ao desemprego; já a Microecono¬mia estuda o mercado, no que se refere às interações entre consu¬midores e produtores.

2) O que se entende por preços relativos? Comente sobre sua importância para as decisões econômicas.

Relação estabelecida entre diversos pares de preços importantes de uma economia com a finalidade de ob¬servar sua variação no tempo. Por exemplo, os preços dos produ¬tos agrícolas comparados com os industriais, os preços das expor¬tações comparados com os das importações (relações de troca), os salários com os preços da cesta básica de consumo do trabalhador etc.

3) Explique por que, em muitos países, o PIB é maior do que o PNB.

Por que a RLEE ( Renda Líquida Enviada ao Exterior) é positiva ,ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe.

4) Discorra sobre os determinantes do consumo, conforme a Teoria Macroecon ômica Keynesiana

Na teoria geral de Keynes, a propensão marginal a consu¬mir revela que há uma relação bem definida entre o consumo e a renda em todos os níveis de emprego. Assim, baseando-se na propensão marginal a consumir, é possível afirmar quanto aumen¬tarão a renda e o emprego em consequência de um aumento real do investimento. Se a propensão a consumir é conhecida, existirá uma relação definida entre qualquer aumento da renda (Y Δ) e qualquer dado no investimento (I Δ). Essa razão foi chamada por Keynes de multiplicador de investimento (k) e é igual, sujeita a cer¬tas considerações, ao multiplicador do emprego (k').

5) Explique as principais características do Plano Real, ressaltando as inovações desse plano sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com