TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil do empreendedor brasileiro

Por:   •  4/6/2015  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

PERFIL DO EMPREENDEDOR BRASILEIRO

      “O Brasil é um país de empreendedores”. Essa é uma frase que ouvimos com certa frequência e que já se tornou um chavão (AIDAIR, 2010). Com base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor(GEM) conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade(IBQP) e que conta com parceria do SEBRAE, é possível averiguar alguns dados estatísticos sobre o perfil do brasileiro que realiza algum tipo de empreendimento. A pesquisa realizada em 2012 mostra que 30,2% da população brasileira está envolvida na criação ou administração de empreendimentos, essa taxa equivale a 36 milhões de pessoas. Se comparado ao ano de 2002 esse número é ainda mais significativo, pois em 2002 a taxa de empreendimentos era de 20,9%.

     Para se ter uma melhor análise do perfil do empreendedor brasileiro é possível dividir os empreendedores em dois grupos, o de empreendedores iniciais (TEA) e os empreendedores estabelecidos (TEE).

     O perfil dos empreendedores iniciais é de maioria homens, 50,4%, entre 25 e 34 anos e com segundo grau completo. Se comparado por região, esse perfil permanece o mesmo com exceção das regiões nordeste e sul que apresentaram uma taxa maior de investidores do sexo feminino, ambos com 51,8% de indivíduos. Outra variação foi em relação à faixa de renda, que oscilou entre menos de 3 salários mínimos nas regiões centro-oeste, sudeste e sul e de 3 a 6 salários mínimos no norte e nordeste.

     O perfil dos empreendedores estabelecidos é de maioria homens, 56%, entre 35 e 44 anos e com primeiro grau incompleto. Porém se comparado por região é possível verificar algumas variações, principalmente em relação a renda dos empreendedores, que oscilou entre menos de 3 salários mínimos nas regiões nordeste e centro-oeste e de 3 a 6 salários mínimos no norte, sul e sudeste.

     Outra característica para determinar o perfil do investidor brasileiro é a sua motivação, que pode ser dividida em empreendedor por oportunidade ou por necessidade. A porcentagem de pessoas que iniciam um empreendimento por oportunidade, ou seja, o individuo que apesar de encontrar opção de emprego ou renda prefere empreender é de 69,2%. O restante é composto por empreendedores por necessidade, ou seja, que não encontram melhores opções de trabalho, melhora de renda e por isso procuram no empreendimento uma solução.

     Apesar do grande numero de pessoas que realizam empreendimentos no Brasil, é possível verificar a partir da pesquisa GEM que é muito alto o numero de indivíduos que não procuram orientação em órgãos de apoio como Senac, Sebrae,  Senai e outros, sendo 82,2% dos empreendedores os que não procuram nenhum tipo de orientação.

     O Brasil tem um povo com alto potencial empreendedor e através da pesquisa GEM é possível averiguar qual o perfil dos brasileiros que realizam empreendimentos.

REFERÊNCIAS:

Aidair, Marcelo Marinho. Tendências do empreendedorismo no Brasil, 2010.

Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo no Brasil, 2012. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com