TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoa econômica

Tese: Pessoa econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  239 Visualizações

Homem Economicus

AdministraçãoEducaçãoAdministração CientíficaHomem EconomicusTaylorTeoria Geral Da Administração

1

inShare

Para a Teoria da Administração Científica, Homo Economicus é o Homem cujo todas as suas atitudes dentro da organização são motivadas financeiramente.

Taylor em seus estudos, concluiu, que os operários dentre as modificações no sistema produtivo das indústrias, o incentivo financeiro seria de fundamental importância, haja visto – segundo ele – não haver outra motivação para que executassem as tarefas solicitadas dentro do método adequado.

Com isso Taylor conseguiu aumentar a produção das organizações e o salário dos operários, embora inicialmente ambas as partes oferecessem resistência.

Ainda hoje vemos profissionais cujo suas decisões no ambiente organizacional são pautadas pelo retorno financeiro, seja aceitando uma promoção que o fará trabalhar 16h por dia, que no fim do mês trará um salário mais gordo ou um bônus maior, fora aqueles que dizem “- Eu ficaria até mais tarde se rolasse uma graninha extra.”

Outras teorias contestaram esse ponto de vista da Administração Científica, uma delas, a Teoria das Relações Humanas afirma que o homem é social, ou seja, movido pelas relações sociais e interpessoais, porém isso é tema para um outro post.

Do meu ponto de vista o conceito de Homo Economicus continua vivo, pois raras são as vezes em que encontramos profissionais dispostos a aceitar aumentar a carga de trabalho sem esperar retorno financeiro equivalente.

Essa é uma discussão que dura à bastante tempo, dilema para RHs de todo o mundo e não serei eu a tentar colocar uma pedra nesse assunto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com