TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, Organização, Direção e Controle

Artigo: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Organização na Empresa

Uma empresa é formada por pessoas com um objetivo em comum, e para atingir suas metas é necessário estabelecer divisões para uma melhor funcionalidade em áreas: estratégica, tática e operacional.

Dentro de cada divisão existe ainda níveis como: global, departamental e de operações, onde cada pessoa tem função conforme cargo e tarefa a ser executada.

Então, neste artigo vamos estudar 4 principais artigos que são : Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento nada mais é que determinar o objetivo e traçar o plano. O planejamento pode ser subdividido em 3 níveis: estratégico, operacional e tático.

Estratégico são decisões que devem ser tomadas para serem executadas a longo prazo sendo abrangido nos níveis mais elevados, esses planejamento Poe ser dividido em vários níveis: empresarial, institucional, estratégico e o tático, podendo ser mercadológico, financeiro de produção e de Recursos humanos. Suas etapas e objetivos são:

Determinação dos objetivos, análise organizacional, formulação das alternativas, elaboração do planejamento e implementação para planos táticos e como objetivo, ter lucro, expandir a empresa, ter uma segurança confortável, e ter sua autonomia. Esse planejamento é muito utilizado nas grandes empresas pois, permitem desenvolver estratégias ofensivas.

Tático tem a função de determinar antecipadamente os objetivos devem ser alcançados e mostram a realidade atual da empresa.

Operacional é o mais imediatista pois o mesmo só se preocupa-se com o resultado rápido, por isso não tem como esse planejamento estar sozinho, pois mexe apenas com uma tarefa. Dentro do planejamento operacional temos os procedimentos, os orçamentos e os processos.

- Procedimento são gráficos para acompanhar o desenvolvimento de determinado serviço

- Orçamento é o gato que aquela operação causará.

Programa tem como objetivo estipular prazo para determinado tempo da tarefa.

Organização é a empresa traçar metas a determinar objetivos, como vimos no planejamento a organização também pode ser subdividas em 2 partes vamos analisá-la agora:

Organização formal é dividida entre a equipe e aqueles que detém o processo decisório.

Organização informal emerge entre as pessoas da organização formal, a partir das relações entre ações.

Vemos que as empresas definem seus domínios para poder alcançar e ter uma boa atuação onde a sobrevivência e o crescimento tem que ser aproveitada melhor forma, mas para isso ocorrer tem que haver uma estrutura e veremos as 3 principais agora.

Organização linear é a mais utilizada pois quanto maior o cargo, maior o poder. Suas características se baseiam dentro de linha definidas pelo cronograma organizacional. Onde o superior tem autoridade única e exclusiva. Suas vantagens é que fica muito mais fácil visualizar pois, cada um tem sua função bem definida.

Organização funcional é a que separa, distingue e especializa os agentes envolvidos, sua característica é que os subordinados se destinam a vários superiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com