TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Produção Utilizado Pelas Empresas

Artigo: Planejamento de Produção Utilizado Pelas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Artigo  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento De Produção Utilizado Pelas Empresas

O planejamento da produção é uma importante função em que é possível determinar níveis de capacidade, produção, estoques e falta de estoques, com o objetivo de melhorar e ainda buscar satisfazer os níveis de vendas planejados pela empresa.

Como afirma Lemos e Erdmann apud Zaccarelli, o Planejamento da Produção é “um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção” (2013, p.02).

Através do planejamento da produção é que conseguimos determinar com mais facilidade a demanda da produção, bem como analisar sua variação dentro de períodos diferentes.

Com isso é possível antecipar e prever a demanda, aproveitar a capacidade nos períodos de baixa demanda, produzir demandas futuras de forma antecipada e planejada, além de poder analisar formas de aumentar a produção em horários alternativos.

Conforme Palomino e Landrefi apud Machuca (2006), o ideal é que a empresa passe por cinco fases do planejamento para melhor desempenho e resultado favorável, são eles,

1- Planejamento estratégico (longo prazo);

2-Planejamento agregado da produção (médio prazo);

3- Planejamento mestre da produção (médio prazo);

4- Programação de componentes –MRP;

5- Execução e Controle. (2006, p. 01).

São estas cinco fases do planejamento da produção que deveriam ser realizadas e utilizadas por todas as empresas, independentemente do tipo, porte, estrutura...ou ainda desenvolvendo seu próprio sistema produtivo de acordo com as suas necessidades.

Através do planejamento agregado da produção conseguimos determinar os níveis de produção em escalas de tempo e período, podendo cumprir as previsões de demanda, mantendo o mínimo de estoque possível além de poder elevar seu nível de atendimento ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com