TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Seminário: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Estratégico são diversos níveis hierárquicos de uma organização

esta relacionado com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que irão afetar a organização como um todo. Ele deve privilegiar a eficácia, a eficiência e a efetividade organizacional.

Planejamento tático, os objetivos são de médio prazo e as estratégias e ações afetam apenas parte da organização. É o planejamento dos subsistemas organizacionais, ou seja, das áreas, dos departamentos, das gerências.

Planejamento operacional, por sua vez, está relacionado com os objetivos a curto prazo e com estratégias e ações ligadas ao nível hierárquico mais baixo da organização. Esse planejamento afetará apenas parte dos subsistemas organizacionais.

Tendo em vista sobre o itens citados acimas também devemos observar seguinte:

Missão, visão e valores ajuda a definir cada um dos um dos pontos e é indicada a organização de todos os portes. Com ela você vai determinar uma direção estratégica para a empresa, desde a integração das operações até a estratégia da companhia e da motivação de seu time. Dedique a ela o tempo que considerar necessário para refletir sobre o papel do seu negócio na sociedade e também sobre o futuro da empresa. A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio. Ela pode ser alterada com o tempo e é difícil encontrar uma companhia que mantém sua missão intacta por anos a fio. A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio. Ela pode ser alterada com o tempo e é difícil encontrar uma companhia que mantém sua missão intacta por anos a fio. A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. A visão de futuro precisa de metas para se tornar concreta. Ela é basicamente um conjunto de objetivos a conquista.Com base nos estudos as definições seguidas expõem com clareza a importância de planejar dentro da organização.

O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão já o sistema de dados podem ser considerados fatos brutos, informações é conjunto de dados para o usuário final possa obter informação para melhor compreender.

Políticas são raciocínios que direcionam e dão o sentido necessários para o processo de tomada de decisões repetitivas.

O sistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem.

Orçamento empresarial as decisões financeiras devem ser tomadas com base em informações geradas por sistemas de informações contábeis e financeiras adequadamente estruturadas. Um dos instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras é o orçamento empresarial, que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos.

Vantagens do sistema de orçamentos:

a) com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, e por meio da sistematização do processo de planejamento e controle, introduz-se o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões importantes;

b) com base em resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto;

c) aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivos;

d) os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais são responsáveis, o que os obriga a tomar decisões mais consistentes;

e) facilita a delegação de poderes;

f) identifica os pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho das unidades;

g) tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los às atividades prioritárias;

h) os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.

Limitações do sistema de orçamentos:

a) os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação;

b) o plano de resultados, por si só, não garante o resultado projetado; deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias;

c) o custo de implantação e manutenção do sistema não permite sua utilização plena por todas as empresas;

d) os atrasos na emissão de dados realizados prejudicam significativamente a implementação de ajustes em tempo hábil;

e) as dificuldades de implementação de ajustes geram desconfianças em relação a resultados projetados;

f) quando existe alta volatilidade das variáveis econômicas e financeiras, os resultados projetados sofrem fortes distorções.

O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais, na busca da expressão do plano e controle de resultados. Para tanto, convém ressaltar que o plano orçamentário não se limita apenas em prever o que vai acontecer e seu posterior controle. O ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucro.

Flexibilidade na aplicação – o orçamento como instrumento de planejamento financeiro deverá ser rapidamente adaptado as novas condições de trabalho e de mercado da empresa; não poderá ser visto como peça estática e imutável no tempo, pois mudanças ocorrerão na economia, com certeza e, por sua vez, irão exigir ágeis adequações em relação ao que foi estabelecido no plano inicial; Participação direta dos responsáveis – a técnica orçamental não é de competência exclusiva da cúpula diretiva, mas, ao contrário, será de todos os níveis da empresa, ou seja, todos deverão participar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com