TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Seminário: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Michael Figueiredo Pereira

Planejamento estratégico

Dourados

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Michael Figueiredo pereira

Planejamento estratégico

Trabalho apresentado na Disciplina de planejamento estratégico do 4° ano, Curso de administração de empresas Faculdade de ciências administrativas e contábeis do centro universitário da grande Dourados.

Professor MSc. Roberti André

Dourados ( tam. 12 – Normal – centralizado)

2011

ATIVIDADE 1 DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Referente às aulas 1, 2, 3 e 4

1) Qual a importância do planejamento para as organizações?

R: A importância do planejamento estratégico nas organizações baseia-se no fato de atingir seus objetivos abrangendo a integração parcial dos gestores e colaboradores. Com a finalidade de alcançar projetos, metas e planos no presente, abrangendo e totalizando o progresso no futuro. O planejamento é peça-chave para o crescimento de uma empresa, pois o mesmo reflete em aspectos positivos e lucrativos, objetivando grandes chances de crescimento. É à base de tudo, antes de executar qualquer ação, têm que haver o planejamento, ou seja, o planejamento estratégico representa um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base nos indicadores econômicos e financeiros, dando suporte para a tomada de decisão.

2) Quais as diferenças entre os 3 níveis de planejamento existentes ?

R: Os três tipos de planeamento são: planeamento estratégico, tático e operacional.

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis ela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral, o planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais.

3) Qual a importância da visão estratégica para a formulação de um plano?

R: No meu ponto de vista o planejamento estratégico quanto a visão estratégica é de extrema importância para a formulação de um plano para que não haja problemas futuramente, desperdícios ou até mesmo falência o planejamento se torna indispensável no plano empresarial, ou até mesmo na construção de uma simples casa, sem o planejamento, não há como saber quantos tijolos será preciso para a construção de uma peça, por exemplo. A visão estratégica deve ser utilizada para qualquer espécie de plano de ação, obviamente tendo total consciência de como administrar o que será planejado, para que não ocorram perdas. O planejamento e a prática tornam possível a elaboração do plano pensado, com grandes possibilidades de obter sucesso, na questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com