TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Resenha: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não-convencionais, desconhecidas e contra intuitivas forem consideradas. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.

Uma estratégia pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Cada elo da companhia deve ser planejado e balanceado com todos os outros, num processo integrado de planejamento. O projeto do sistema de gestão e controle deverá completar o ciclo de planejamento da empresa.

Existem vários níveis de planejamentos. Porém, todos devem ser capazes de responder aos questionamentos: o quê? Quando? Como? E onde? Seja no nível estratégico, tático ou operacional. O planejamento estratégico é considerado como sendo o planejamento de longo alcance, no qual o horizonte de tempo é maior do que um ano, é muito comum nas empresas brasileiras encontrarmos planejamentos da ordem de cinco anos. Devido ao seu planejamento temporal longo, o planejamento estratégico opera com dados que são continuamente incompletos e imprecisos.

O resumo abaixo mostra os componentes básicos da administração estratégica, que inclui não só o processo de planejamento mas também as fases de implementação e controle.

Planejamento estratégico Implementação e controle estratégico

Definir a missão da organização Estabelecer objetivos Identificar as alternativas estratégicas Formular uma estratégia Implementar a estratégia Controle e avaliação

® ® ® ® ® ®

O quadro acima ilustra o planejamento estratégico desde o início com uma compreensão clara da missão organizacional em primeiro lugar. Em segundo lugar, deve-se estabelecer os objetivos, para todos saberem o que a administração quer realizar. Em terceiro lugar, a administração identifica as alternativas estratégicas disponíveis para atingir esses objetivos. Esta etapa exige o exame dos pontos fracos e fortes da organização, prevendo o ambiente futuro. Finalmente, para completar o processo de planejamento, fazem-se as escolhas estratégicas.

Embora estamos dando ênfase ao planejamento estratégico, os administradores devem se preocupar também com os processos de implementação e controle quando os planos estratégicos forem estabelecidos.

A estratégia da Ford Motor Company para enfrentar o Mercado Comum Europeu de 1992 começou quando Henry Ford II visitou suas fábricas européias em 1967. Ele encorajou sua empresas alemãs e britânicas a cooperar e a não competir entre si. A Ford produzia carros na Europa desde a década de 1920, quando criou seu primeiro carro europeu, o Capri; produziu seu primeiro carro alemão, o Fiesta; e construiu uma fábrica muito bem-sucedida na Espanha. Por volta de 1989, os britânicos e alemães coordenavam o projeto dos carros europeus da Ford, e a Inglaterra, a Bélgica, a Alemanha e a Espanha compartilhavam as operações de montagem em 23 fábricas na Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com