TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos de discussão para o planejamento

Ensaio: Pontos de discussão para o planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Ensaio  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Página 160 : Questões para Discussão

1. O que é planejamento? Porque ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?

R: Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito, e como deve ser feito. Ele é muito importante, pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional e fornece consistência. As principais críticas ao planejamento formal são: que ele não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, inibe a criatividade, a inovação, a ousadia, a flexibilidade organizacional e cria rigidez.

2. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R: Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Os objetivos são os resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção. Exemplos de planos: estratégicos, táticos ou operacionais. Exemplos de objetivos: rentáveis, de produtividade, de participação no mercado. De acordo com sua abrangência, os planos podem ser classificados, como: horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.

3. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

R: Os objetivos bem definidos, devem ser: mensuráveis, específicos, desafiadores, porém alcançáveis, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Mesmo que o objetivo da organização não tenha todas essas características, ainda assim, é importante que a empresa tenha objetivo, pois sem eles ela não teria um alvo a alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com