TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)

Artigo: Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 - O que é sistematização? ( introdução)

A sistematização é um conceito complexo que se baseia no melhoramento de um método a partir de uma reflexão crítica e interpretação das lições aprendidas.

O método teve origem na América Latina no início dos anos 1960, e surgiu do crescente desejo de documentar e comunicar as lições.

A Sistematização é amplamente utilizada no desenvolvimento de projetos e tem um caráter político-educativo. Em suma, a sistematização se caracteriza pela organização de dados, práticas e conceitos que resultem numa reflexão e reelaboração do pensamento. Para isso, é preciso conhecimento da realidade.

A sistematização contribui em práticas econômicas, sociais, políticas e culturais.

1.1- Aplicando o processo nas empresas:

O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) tem recebido especial atenção por ser reconhecido como fonte de ganhos competitivos. Através da sua sistematização as empresas reduzem custos, aumentam a qualidade dos seus produtos e diminuem os tempos de desenvolvimento. Para que essa sistematização seja efetiva é preciso que o PDP seja melhorado continuamente, de modo que acompanhe a constante necessidade de aprimoramento dos produtos a serem lançados. Quando comparado a outros processos, o PDP apresenta características que tornam o gerenciamento da sua melhoria contínua (MC) mais complexo, devido às características de criatividade e intangibilidade inerentes a este processo. Poucos trabalhos analisam como a melhoria contínua pode auxiliar na sistematização do PDP, uma vez que a discussão a cerca da MC ainda foca os processo de fabricação e a discussão sobre a sistematização do PDP discute apenas a melhoria das atividades pertencentes a este processo. O objetivo deste trabalho foi identificar as atividades que contribuem para a MC do PDP e avaliar o impacto destas atividades na sua sistematização para o caso de implementação deste processo em uma empresa de autopeças. Incluiu-se no levantamento as atividades pertencentes ao PDP que fomentam melhorias deste processo e aquelas pertencentes ao processo de melhoria contínua (PMC) e que apóiam a melhoria dos demais processos, incluindo o de desenvolvimento de produtos. Foram levantados dados atuais do desempenho da empresa e histórico das mudanças ocorridas para que a identificação destas atividades e dos resultados reais desta sistematização fosse possível. Para análise da efetividade da MC aplicada ao PDP foram selecionados seis projetos de desenvolvimentos de produtos já concluídos, executados em diferentes períodos de tempo, e comparados seus resultados a partir de indicadores de desempenho pré-definidos. Os resultados demonstram a eficácia da sistematização do PDP na empresa, a partir de atividades executadas durante os desenvolvimentos. Como contribuições, o trabalho apresenta um levantamento da literatura sobre a relação entre a MC e o PDP e a caracterização das atividades relacionadas à MC realizadas em um caso prático de sistematização. O trabalho apresenta uma discussão acerca dos resultados obtidos com a sistematização. Foi possível compreender - através da coleta e análise de indicadores de desempenho dos projetos, entrevistas e estudo da sistematização na empresa - como estas atividades interferiram positivamente nos resultados dos projetos, quais foram os benefícios que elas trouxeram e as lacunas que esta sistematização ainda apresenta.

2.0 - SISTEMA HOMEM - MAQUINA E SISTEMA HOMEM - TAREFA

2.1 - INTRODUÇÃO

A intervenção ergonômica, em sua primeira etapa - a apreciação ergonômica - implica o enfoque sistêmico do sistema homem-tarefa-máquina. Através de observações exploratórias e entrevistas focalizadas, fazem-se a problematização e a sistematização do sistema homem-tarefa-máquina.

2.2 - DA MÁQUINA AO SISTEMA

De acordo com ACKOFF (1974), na Era da Máquina o homem procurava dividir o mundo, analisar seu conteúdo e as experiências em relação a ele, chegando até partículas indivisíveis: átomos, elementos químicos, células, instintos, percepção elementar. Estes elementos se relacionavam através de leis de causa e efeito, leis que faziam com que o mundo se comportasse como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com