TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo do Seis Sigma

Artigo: Processo do Seis Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Processo do Seis Sigma

O SS é uma estratégia de negócios que envolvem o uso de ferramentas estatísticas, dentro de uma metodologia estruturada para ganho do conhecimento necessário a fim de se ter produtos e serviços melhores, mais rápidos e de menor custo (Breyfolgle 1999).

Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas que estão preocupadas em melhorar a qualidade de seus processos e trazer benefícios tendo melhorias que precisam ser incrementadas para o processo da empresa, e devem ter por base o modelo DMAIC, ou seja, (definir, medir, analisar, implantar melhorias, controlar). Agora, para a criação de novos processos eficientes, usa-se o modelo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar).

São dados estatísticos, onde as informações são transformadas em conhecimento e esse conhecimento é fundamental para a tomada de decisão, pois quanto melhor qualidade de informações, a empresa obter, maior controle em seus resultados e objetivos, acarretando menores riscos envolvidos nos processos.

Como as ferramentas de gestão BSC e seis sigmas estão relacionados á gestão estratégica e á gestão pela qualidade

Com base na pesquisa, podem observar que o sistema Seis Sigma pode ser um caminho para as organizações que precisam mudar suas operações, na busca de melhorias e desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Pois esse sistema está nos resultados financeiros e qualidade dos produtos/serviços.

Observando o estudo da ferramenta Balanced Scorecard, percebe-se que favorece o acompanhamento da organização, permite descrever a estratégia de forma clara, pelas quatro perspectivas mencionadas no conteúdo, por meio delas seu desempenho é medido, permitindo que as organizações se tornem mais flexíveis, o que, hoje é uma exigência do mercado.

Passo 2

Um dos casos de sucesso, é a implementação do SS na GE (General Eletric), mundialmente conhecido, Segundo Harry. M. Schroeder (2000), a GE iniciou em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequente aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender os padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5.000 executivos e 80.000 empregados na estratégia SS.

Segundo Welch (2003), além dos resultados financeiros

inquestionáveis, a GE atingiu um dos mais difíceis objetivos: não só para mudar os processos, mas também consegui que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do slogan “Seis Sigma: no cliente, para o cliente”. A partir daí, a GE enviou seus blackbelts e greenbelts para as matrizes dos clientes, com o intuito de ajudá-los a melhorar seus processos e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com