TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

Casos: PROJETO DE SUSTENTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: DÉBORA URCINO FERREIRA

DISCIPLINA:

SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA: FUNDAMENTOS, EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES

CIRENE CARVALHO LIMA DE SÁ – RA 3830705346 EDNA A. COUTINHO DE BRITO – RA 3815646472

BRASILIA, DF, 30 DE OUTUBRO DE 2012

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a humanidade tem voltada a sua atenção para o assunto Sustentabilidade. Algumas pessoas ou instituições realmente estão preocupadas com o futuro do planeta e outras estão apenas na onda da moda. Primeiramente, vamos entender o que é Sustentabilidade e seus benefícios. A palavra Sustentabilidade é usada para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Os benefícios da adoção de ações de Sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Proporcionando, assim uma melhor qualidade de vida e os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais como as florestas, as matas, os rios, lagos e os oceanos, fauna e flora.

Ao ensejo destacamos uma obra muito interessante da ITAIPU Binacional em seu Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade, obra esta intitulada como A Carta da Terra – Valores e Princípios para um Futuro Sustentável, onde entre vários enunciados evidenciamos os Princípios 1, com seus itens a e b, 5 e 6, conforme segue:

“1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. a) Reconhecer que todos os seres estão interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente do uso humano. b) Afirmar a fé na dignidade inerente de todos os seres humanos e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade.”

“5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.”

“6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e quando o conhecimento for limitado, tomar o caminho da prudência.”

A ACEF Suprimentos e Equipamentos de Informática e Impressão (nome fictício) com seu espírito empreendedor e ciente de suas responsabilidades sociais e ambientais segue o mesmo caminho da Organização das Nações Unidas - ONU em utilizar o tripé da Sustentabilidade. Sua ação é economicamente viável, pois a utilização e reutilização de todos componentes dos equipamentos em desuso, reduz o gasto com a aquisição de peças novas. É socialmente justo, pois investe na criatividade de seus colaboradores em reaproveitar o material de forma racional. Em relação à ambientalmente correto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com