TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propósito de planejamento de produção

Tese: Propósito de planejamento de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Qualquer empresa busca atingir os melhores índices de lucratividade e, para isso, reduzem ao máximo os custos operacionais, principalmente os que não agregam valor ao produto, podendo trabalhar com a máxima capacidade produtiva devidamente planejada.

Vimos na aula anterior as responsabilidades do PCP e, a partir de agora, vamos estudar cada uma das partes que compõem o procedimento do PCP, e o equilíbrio que deve existir entre elas.

Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação é necessário, depois de elaborado o projeto de produção, adequar a segunda fase, que é o Planejamento da Produção (PP), na qual todas as ações devem ser previstas e elaboradas. Corrêa, Gianesi e Caon (2001) colocam esta etapa como o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais, baseados em previsão de vendas, expectativas de demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta para todo o processo de produzir.

Colabora também com uma definição de Planejamento da Produção, Russomano (2000), que explica o PP como a determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica.

> Finalidade do Planejamento da Produção (PP)

Em sistema de manufatura, sempre que são formulados objetivos, necessariamente são formulados os planos de como atingi-los, englobando todas as informações de elementos que constituem as fontes que o tornam eficiente, como: organizar recursos humanos e físicos, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios ou riscos de desperdícios.

A finalidade do PP é alcançar a eficiência e a eficácia no sistema produtivo, realizando trabalhos em quantidades, prazos e custos considerados ótimos. Para tal, conta com dois tipos de decisões envolvidas: Planejamento e Programação (que conheceremos melhor na aula-tema 04).

O Planejamento, segundo Chiavenato (2008, p. 51), é o responsável por definir com antecedência o que se deve fazer, quanto fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer. A figura 3.1 da página 51 do livro-texto ilustra em que fase do processo ocorre a eficiência e a eficácia.

A eficiência está ligada aos processos e à fabricação, pois a produção deve ser executada de forma correta, com a máxima qualidade, com a consciência na redução dos custos, dos desperdícios e de mão de obra, que são fatores que oneram os processos. Já a eficácia está ligada ao resultado dos processos, ou seja, o produto final deve ser eficaz, atendendo perfeitamente às necessidades e às expectativas do público alvo.

> Organização e Fases do Planejamento da Produção

Na figura 3.3, página 52 do livro-texto, o autor ilustra a composição organizacional do PCP e as funções do Planejamento e do Controle de Produção. O planejamento se divide em quatro fases, conforme mostra a figura a seguir:

A primeira fase do planejamento é a determinação dos tipos e quantidades dos produtos a serem fabricados, por meio da elaboração de um plano de produção;

A segunda fase é a da programação da produção, ou seja, a confecção das listas das operações que compõem o processo de produção do produto, também conhecida por fase do “como”. Nesta fase também é determinada a mão de obra que fará as operações e onde serão realizadas, assim como tempos unitários (de cada fase da operação).

Essa fase faz uma análise minuciosa dos equipamentos, máquinas e tecnologia necessários para realizar a produção;

A terceira fase do planejamento é a que determina o “quando”, ou seja, quando será iniciada a produção, quando terminará e, por diferença, quanto tempo levará ;

A quarta fase é a liberação, ou “despacho”, que consiste, essencialmente, na mobilização dos recursos para a produção, antes do momento em que esta deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

Nesta aula, nos deteremos na definição e na construção do Planejamento de Produção. Completaremos nas aulas seguintes as demais fases do planejamento.

> Plano de Produção: Fatores Determinantes

O plano de produção é de responsabilidade do departamento de produção (manufatura e operações) e é responsável pela quantidade total de produtos a serem produzidos a cada período no horizonte do planejamento.

É convertido em cronograma, que possibilita a visão do tempo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com