TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Introdução à Docência

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

Aluna: Anna Paula De Moura Alves RA: 1605542

Ceres-GO

2018

SUMÁRIO

1. TEXTO SELECIONADO...............................................................................

2. REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO04

REFERÊNCIAS05

3.0 TEXTO SELECIONADO: “A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA”.

Quando se fala sobre a introdução de computadores como recurso para o processo de ensino-aprendizagem, frequentes são as perguntas sobre qual seria a utilidade deles nas atividades educativas.

Mas, para esta questão, não existe uma resposta única, pois várias são as aplicações possíveis e, principalmente, depende de quais objetivos o professor deseja alcançar.

Em outras palavras, decidir em quais situações fazer uso da informática é uma tarefa que leva a repensar as finalidades, objetivos e conteúdos propostos pela escola.

Vários são os objetivos que o professor de Matemática pode alcançar ao usar o computador em suas aulas. Dentre eles, pode-se citar:

 - o auxílio no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a construção dos conhecimentos;

 - desenvolvimento da autonomia, pensamento lógico, senso de reflexão e criação pelos educandos;

- propiciar o desenvolvimento cognitivo dos educando, já que lhes dá oportunidade de aprender com seus próprios erros.

 Longe de se pensar que o computador vá substituir o professor. Pelo contrário! esta tecnologia pode melhorar o relacionamento educador-educando, já que o último necessita da colaboração e proximidade do primeiro para a efetivação de suas tarefas.

 Ao fazer uso da informática nas aulas de matemática, precisamos levar em consideração alguns aspectos, que ajudarão a transformar em sucesso nossa prática educativa inovadora.

 É notório a relevância de todos os educandos terem acesso aos computadores, usando-os principalmente para investigar, explorar, descobrir, repensar e não apenas para verificar resultados ou realizar exercícios repetitivos e mecânicos. Neste sentido, cabe ao educador a escolha sensata de um software que se adapte aos objetivos que quer alcançar com sua aula, e não o contrário.

Outro item a enfatizar é que o professor deve ter o cuidado de não deixar que o computador substitua a interação dos alunos entre si e com o educador, já que não podemos esquecer que discussão, troca de ideias, ajuda, é essencial no processo de ensino-aprendizagem.

No Ensino Médio, existem diversos conteúdos que podem ser explorados e melhor compreendidos com a utilização do computador. Como exemplo, temos o estudo do gráfico das funções, sua variação quando mudado os parâmetros, o Teorema de Pitágoras (que permite ver a relação entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos), o estudo da geometria (utilizando, por exemplo, o software Siracusa).

 O que devemos ter bem claro com a evolução da educação, é que nossas aulas de Matemática não podem ficar "paradas no tempo". Precisamos repensar nossa prática em sala de aula, e os novos recursos tecnológicos contribuem para que melhoremos o nosso fazer pedagógico.

Hoje, o mais importante, não é apenas a simples memorização de fórmulas e a repetição de cálculos mecânicos, mas sim, o raciocínio, o espírito de investigação e questionamento. Nesse aspecto, o computador é um grande aliado, ao permitir a realização rápida e eficiente desse tipo de atividade.

Contudo, é necessário salientar, que o simples fato de fazer uso da informática no ensino da matemática não garante, ou conduz, uma melhoria no aprendizado dessa área. Cabe a nós, educadores, utilizar todas as possibilidades e recursos na busca de melhorias do processo de ensino-aprendizagem em matemática, pautando nossa prática em atividades que visem sempre a preparação de educandos críticos, conscientes, construtores de seus conhecimentos. “

Autores: Camila Nicola Boeri e Márcio Tadeu Vione

4.0 REFLEXÕES SOBRE O TEXTO SELECIONADO

        Atualmente, a globalização adentrou não só os meios tecnológicos e meios de consumo, como também, a educação como um todo. Trabalhar com a informática em sala de aula ou inserir uma atividade teórica, garante aquisição de conhecimento e agilidade para o professor e para os alunos.

        O que deve ser definido será: em qual momento da aula que o docente deve utilizar os computadores, e qual o objetivo ou qual metodologia aplicar para que os alunos olhem para um sistema informatizado não somente como um acesso às redes sociais, no âmbito de casa, mas para adquirir alguma instrução e conhecimento acerca do que será ensinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com