TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Tese: QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE VEM A SER COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão.

O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

Existem várias variáveis que influenciam o comportamento das pessoas: as variáveis psicológicas (percepção, atitudes, aprendizagem, motivação, personalidade); as variáveis fisiológicas (traços físicos e mentais); e as variáveis ambientais (infância, adolescência e classe social), e todas essas variáveis são analisadas para o estudo e entendimento do comportamento humano.

Exemplos de Comportamento Organizacional:

Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.

Absenteísmo: O absenteísmo é o não comparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.

Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Quando a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar seriamente, a eficiência da organização.

Satisfação com o Trabalho: A última variável dependente que analisaremos será a satisfação com o trabalho, que podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

REFERÊNCIAS:

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2005.

ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002.

http://www.classecontabil.com.br/artigos/ver/1727

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com