TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha documentário: Saúde pública no Brasil

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

ADA SAÚDE COLETIVA

Resenha documentário: Saúde pública no Brasil

Aluna: Fernanda Vitoria Maciel Mariano

Turma: ENF 2°/3°PERÍODO

No século XX, surgiram muitas epidemias no brasil, como febre amarela, cólera, varíola e malária. Mas, infelizmente somente os ricos e aqueles que estavam no poder tinha direito a uma saúde descente, enquanto os pobres eram cuidados por mulheres cristãs que disponham a fazer caridade e as benzedeiras mas, a maioria não escapavam da morte devido a falta de acesso a saúde e medicamentos.

Em 1904 o governo impôs a vacinação contra a variola, pois o surto de epidemias estava diminuindo o número de imigrantes que vinham ao Brasil para investimento nas indústria, muitos se revoltaram, pois não sabiam o que estavam tomando, e eram tratados de forma violenta e autoritaria sem nenhum tipo informação, assim então ficaram com o medo, e organizaram a “A Revolta da Vacina”.

No ano de 1923 foi começado a obra do Centro de Saúde. Já em 1930 Getúlio Vargas entra no poder e anuncia uniformidade todos nas estruturas de saúde, mas em 1932 o TAPs só permitiam que os trabalhadores tivesse acesso a saúde e e aposentadoria, aqueles que contribuíam com parte do seu salário.

Em 1937, foi criado o SESP, feito pela saúde pública com objetivo de acabarem com os surtos e epidemias, gerando grande resultado na grande diminuição de índice de doenças e mortes.

Em 1945 o Brasil influenciados durante a guerra decidiu adotar o modelo de saúde dos EUA, um modelo baseado em grandes hospitais com quantidade grandes de equipamentos e especializações medicas.  Neste ano também foi o criado o Ministério de saúde pública que veio como proposta o sistema de saúde pública para toda a população.

Em 1964 o programa de saúde começou a ficar sem verba e consequentemente outras prioridades foram deixadas de lado como o saneamento básico. O INPS passou a concentrar todas as contribuições do Brasil para gerar pensões, aposentadorias e assistências medicas aos trabalhadores do Brasil. Neste ano foi criado também hospitais particulares para beneficiarem a os trabalhadores inscritos na previdência social, onde os trabalhadores rurais passaram a ter também direito a essa providencia podendo também aposentar. Em 1978 houve um movimento popular de saúde, conquistado centro de saúdes.

Na década de 1980 houve a 8° Conferencia De Saúde, a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Seus principais conceitos são: Universalidade, equidade e Integralidade. O SUS deu direito a todos uma saúde, desde ao pobre ao rico, servindo aquele que tinha carteira assinada e aquele também que não tinha. A assistência medica cobria consultas, exames e até transplantes. A criação do SUS foi um dos maiores passos na evolução da Saúde pública.  Em cada cidade será feito um o conselho de saúde, onde terão os usuários, profissionais da saúde gestores com a responsabilidade de fiscalizar, debater e controlar e administrar todo o investimento feito pelo governo. Haviam também as conferencias onde os cidadãos e trabalhadores debatiam e analisavam para a aprovação de ideias e planos de saúde sugeridos pela população.  

A constituição de 1988 foi marcante na história da saúde pública brasileira, trazendo benefícios que temos ainda hoje, tratando a saúde como direito de todos! Logo depois, o governo disponibilizou o atendimento domiciliar. Em 2006 o SUS passou a ser referência mundial, devido ao seu grande avanço político social em vigência no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com