TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Macroeconomia II

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de São João del Rei

Aline Maia

Bruno Lazarim

Luiz Gomez

Natália Mendes

Vinícius Ozaki

1ª Resenha de Macroeconomia II

 

  O texto “Economia, uma ciência?” de Carlos Luque, Simão Silber e Roberto Zagha traz a retomada do crescimento econômico brasileiro como um desafio para os formuladores de políticas públicas. Apesar das escolas descordarem nos métodos para esta retomada, ambos concordam que o primeiro passo é reativar a demanda. A economia brasileira atual contém alta capacidade ociosa, que é um obstáculo ao aumento do investimento privado, e alto desemprego, que não ajuda no aumento da demanda e nem no aumento do consumo privado.

  Segundo os autores, o crescimento não depende exclusivamente da política pública que se adotará, mas sim ele se tornar o objetivo e não o instrumento dessas políticas. O primeiro passo seria a reativação das exportações juntamente com a reativação da despesa pública, porém isso depende, principalmente, do aumento das exportações de manufaturados e um aumento do gasto em infraestrutura. Para isso o governo deve se comprometer em não deixar a taxa de câmbio real flutuar e uma taxa de câmbio competitiva, abandonando a política atual de proteção a taxa de câmbio e se abrindo a economia às importações, além disso o país tem sofrido com décadas de baixo investimento em infraestrutura, com a “regra de ouro” é possível corrigir está fraqueza com um programa de investimento e uma estratégia de crescimento orientada as exportações. Exemplifica com países que atingiram o esperado utilizando este método, como China, Coréia e Cingapura.

  A economia brasileira sofre por anos com baixa inversão pública e privada e uma força de trabalho desqualificada, assim o aumento da demanda agregada aumenta as taxas de inflação. Por isso deve-se aceitar a taxa de inflação mais alta em um primeiro momento, pois manter a estabilidade de preços às custas do crescimento não é uma boa opção.

  Estes seriam os primeiros passos, segundo o texto, para que o país voltasse a crescer. Ou seja, sair da mesmice que toma conta das políticas econômicas brasileira e investir em algo novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com