TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro - Wilson Cano

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Exatas e da Terra

Departamento de Estatística

Resumo do Capitulo seis do livro de Wilson Cano

César Augusto

Luiz Inaldo

Natal/RN

2002

César Augusto Sotero Leite Rodrigues

Luiz Inaldo Cavalcante Junior

Resumo do Capitulo seis do livro de Wilson Cano

Resumo apresentado à disciplina Introdução a Economia, ministrada pelo professor Marcone Gomes da Silva do Departamento de Economia como complemento na avaliação da terceira unidade.

Natal/RN

2002


Introdução

A principio o comercio era feito por trocas de bens que sobrava da produção caseira, esses  produtos eram trocados por outros, chamada forma direta.

        Com o aumento das trocas essa condição ficou enfraquecida e assim dando origem a uma forma indireta por fia de um meio monetário.

        Esse meio monetário, ao longo to tempo, sofreu muitas mudanças/ajustes para melhor se adaptar as necessidades do comercio que era feito por meio de gado, pedra raras, trigo, milho e etc, e foram sendo trocadas tendo em vista que fossem mais fáceis de serem achadas e transportadas, mas não podiam perder o valor do ouro e da prata( que permaneceram por muito tempo como meio monetário).

        O surgimento dos “banqueiros”, pessoas que guardavam os valores de terceiros e cobravam por isso, tendo em vista que só uma parte do montante era movimentada pelo dono o banqueiro usava o resto para emprestar a juros que também contribuiu para as mudanças de moeda.

Os meios de pagamento: Sua formação e expansão

        O papel moeda criado é retalhado com o banco central sendo que o papel-moeda em circulação seja igual a o papel-moeda emitido menos a parte do banco central.

        Contudo a grande maioria da população retorna o papel-moeda em circulação(pmc)

paras os bancos, pois é mais conveniente, movimentarem o papel-moeda e o montante se valorizar, por exemplo se uma quantia é depositada e depois de um certo tempo é retirada, a quantidade retirada é maior que a depositada devido ao  juros  pago pelos bancos, quanto mais tempo mais juros, maior a retirada.

        Essas retiradas(saques) podem ser feitas por via de cheques, que são nada mais que um ordem que o depositante ao banco para movimentar seus valores a si mesmo ou a terceiros.

        Com o aumento das transações, que já não eram feitas apenas por pessoas e empresas e sim também pelas próprias cidade e paises, as emissões não tinham ligação com o ouro e a prata. Assim, hoje  o papel-moeda é emitido de acordo com as necessidades impostas pela quantidade das transações. A emissão hoje é feita pelo governo que transfere essa função ao Banco Central.

        A renda-nacional, o saldo positivo na balança entre outros podem ocasionar o aumento da produção de papel moeda em circulação, no segundo caso significa que o pais vendeu mais do que comprou do resto do mundo assim os exportadores detêm uma parcela desse montante que são trocadas por moeda nacional com o governo.

        O governo também é obrigado a emitir papel-moeda(ou rótulos da divida interna) em situações raras mas especiais como falência de bancos, para equilibrar o orçamento publico, guerras e crises políticas, assim as emissões servem como “antídoto”a esses eventos.

        

A emissão adicional de papel-moeda pode ser feita supondo que a derivada de um excesso de exportação sobre a importação. O banco central ( por determinação do governo) emite $100 e compra divisas dos exportadores, e esses por sua vez deixam metade nos  bancos, ficando com o resto como forma de liquidez direta e imediata. Observe o esquema contábil bancário, introduzindo-se a presença do Banco Central.

               Ativo                                                                            Passivo

                                                Banco Central

     Aumento das                                                                      Papel-Moeda

     Reservas de divisas $ 100                                        emitido (adicional)

                                                Bancos comerciais

   Aumento de caixa $ 50                                 Aumento de depósitos $ 50

Assim o PMC é agora $ 150 pois os exportadores ficaram com $ 50.

Na medida em que os depositantes colocam dinheiro nos bancos, Os bancos pegam estes depósitos e aplicam em operações financeiras com: empréstimos, financiamentos entre outras, e é assim que conseguem fazer render o dinheiro que possuem. No caso de necessidade os bancos podem recorrer a um fundo de ajuda que fica concentrado no Banco Central.

O Banco Central: este tem um papel importante no setor econômico, ele realiza as chamadas Operações de Mercado Aberto, Vendendo e comprando títulos da divida pública para reduzir ou expandir os meios de pagamentos quando necessário, por meio de manipulação da taxa de suros.

Cumpre assinalar, ainda, que o multiplicador bancário funciona também em sentido negativo, contraindo a moeda escritural sempre que ocorram excessos de retiradas de depósitos no sistema bancário, sendo estes fenômenos alarmantes, quando se convertem em verdadeiras “corridas bancarias”, pois em tais situações considerando que o banco sempre mantém apenas uma pequena fração dos depósitos em termos de reservas, nem um deles poderá ter liquidez suficiente diante de uma “corrida bancaria de grande porte”, Cabe advertir com tudo, que na atualidade a possibilidade de obtenção de crédito extravasa muito o mecanismo acima descrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com