TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro PLT 741 Econômica

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do livro PLT 741 Economia

Introdução

A teoria econômica começou a ser estudada de forma sistematizada com os fisiocratas na França, principalmente pelo autor Adam Smith com a sua obra “A riqueza das nações, em 1776.

Antigamente a atividade econômica do homem era estuda pela filosofia social, da moral e da ética. Nesse sentindo, a atividade econômica deveria seguir de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade.

No século XIX, a ciência econômica era conhecida como Economia Política, que veio a desaparecer a partir do início do século XX, e com a influência da teoria marginalista, influencio ser uma ciência pura como a física e matemática, e assim simplesmente mudou de economia para ciência econômica.

Antiguidade

As primeiras referências à economia na Grécia Antiga aparem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C.), seguido de Platão (427-347 a.C) e de Xenofonte (440-335 a.C), possível criador do termo economia (oikonomia).

Mercantilismo

No século XVI surge a primeira escola econômica: o mercantilismo. Que se definia pela acumulação de riquezas de uma nação. Tinha como principal escopo o acumulo de riquezas obtendo assim, o máximo de desenvolvimento econômico. E quanto maior o acumulo, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional. O que resultou em guerras, aumentando o nacionalismo e manteve a poderosa e constante Presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia elaborou alguns trabalhos importantes. Para os fisiocratas somente a terra e tudo que viesse da natureza era considerado fator econômico produtivo, isto não era necessário a regulamentação ou a intervenção do Estado, pois cria-se que a natureza era suprema e infalível.

Os clássicos

Adam Smith(1723-1790)

Considerado o pioneiro da moderna teoria econômica, Adam Smith era um renomado professor quando publicou sua obra “A riqueza das nações”, em 1776. O livro tratava-se sobre as questões econômicas que ia desde as leis de mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, seguindo com um conjunto de recomendações políticas.

Adam Smith acreditava que a livre concorrência, aumento da produção e aumentar o lucro levaria ao crescimento econômico e ao bem-estar da sociedade.

Para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra ataques e à criação e à manuntençao de obras e instituições necessárias, mas não à intervenção nas leis de mercado e na pratica econômica.

David Ricardo (1772-1823)

Seguindo os passos de Adam Smith passou a desenvolver modelos econômicos. David desenvolveu um profundo estudo a renda da terra. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho de muitas das ideias do chamado período neoclássico. Constitui uma teoria acerca do comércio internacional que se denomina teoria das vantagens comparativas, de forma geral produziu modelos, estabeleceu ideias, que por sua vez se transformaram em diversas correntes inclusive nas correntes neoclássicas e marxistas.

Jonh Stuart Mill (1806-1873)

Por sua vez Jonh Stuart Mill foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto usado para o ensino de economia no fim do período clássico e no início do período neoclássico. Suas obras eram usadas como parâmetros para os estudiosos de economia de sua época.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)

Para o economista Jean-Baptiste Say que retomou a obra de Adam Smith, cria a chamada lei de Say: “a oferta cria sua própria procura”, ou seja o aumento da produção transforma em renda dos trabalhadores e empresários. A lei de Say é um dos pilares da macroeconomia clássica.

Thomas Malthus (1766-1834)

Thomas Malthus foi o primeiro economista a estabelecer uma teoria geral sobre a população. Bem como por suas ideias radicais para interrupção do crescimento da população, teve seu auge com a teoria geral na população. Disseminou que a população fora de controle cresce as taxas geométricas, enquanto os meios de subsistências crescem as taxas aritméticas.

A teoria neoclássica

No início da década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. O foco principal era os aspectos microeconômicos.

Os neoclássicos procurou isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.

Alfred Marshall (1842-1924)

Alfred Marshall foi um grande destaque dessa corrente. Seu livro, princípios de economia, publicado em 1890.

Neste período as análises econômicas, assim como sua formalização principalmente no que diz respeito da microeconomia, o comportamento do consumidor, estavam em plena evolução.

A teoria keynesiana

Também, conhecido como revolução keynesiana devido o impacto de sua obra, Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com