TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo 1 - Livro O Capital , Marx

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 14

O Capítulo Um do Capital nos oferece uma teoria sociológica do mercado. Marx não vê o mercado simplesmente como uma instituição na qual os indivíduos se encontram para trocar mercadorias, para serem entendidos isoladamente da produção de mercadorias, pois a própria troca tem implicações para a produção. É através do mecanismo de preços que produtores aparentemente independentes são persuadidos a produzir de acordo com as necessidades sociais: se muito de um produto é produzido, o preço cai e menos será produzido: os produtores direcionarão seu trabalho para a produção de outros bens. Se um produtor for ineficiente, ele ou ela não obterá reconhecimento total no mercado pelo trabalho que realizou, e assim será obrigado a aumentar a eficiência. Assim, o mercado é o lugar no qual o trabalho de produtores individuais é colocado em relação com o de outros produtores e, portanto, da sociedade como um todo. O mercado é uma maneira particular de alocar trabalho social, apropriado a um tipo particular de sociedade em que os indivíduos trabalham independentemente uns dos outros para produzir bens para o uso de outros. Assim, a relação entre produtores individuais em uma sociedade produtora de mercadorias não é diretamente reconhecida como uma relação social - os produtores não se reúnem para planejar a produção como membros interdependentes da sociedade. Em vez disso, a relação social entre esses produtores toma a forma de uma relação entre as coisas, entre os bens que trocam uns pelos outros. A relação de troca, ou valor de troca, de mercadorias, não é, portanto, apenas uma relação entre objetos inanimados, mas expressa a relação entre o trabalho dos indivíduos que produziram essas mercadorias. Essa ideia é a base da teoria do valor de Marx.

Capítulo um.

A teoria do valor introduzida no Capítulo Um é a base da teoria da sociedade capitalista de Marx. O Capítulo Um apresenta os conceitos básicos dessa teoria. O conceito de valor em si é o mais difícil de entender.

O capítulo cai em quatro seções. A primeira seção introduz os conceitos básicos de valor e valor de uso: a mercadoria, algo produzido para venda e não para consumo imediato, é tanto um valor de uso quanto um valor. Valor aparece na forma de valor de troca

Definições:

1. “é, portanto, o corpo físico da mercadoria em si ... que é o valor de uso ou a coisa útil.” 126 Dois pontos: 1) uma coisa é um valor de uso se pode encontrar um uso, assim, o termo não é usado de forma avaliativa - uma bomba de nêutrons é um valor de uso, 2) o termo valor de uso não se refere à utilidade de uma coisa, mas apenas às propriedades físicas que a tornam potencialmente objeto de uso. o valor de uso da mercadoria é simplesmente sua qualidade de ser uma coisa.

2. “O valor de troca aparece em primeiro lugar como a relação quantitativa ... na qual os valores de uso de um tipo trocam por valores de uso de outro tipo” (p. 126), valor de troca é o 'modo de expressão, o 'forma de aparência "' (p. 127) de valor.

3. O termo valor refere-se ao fato de que, como produtos de produtos de trabalho, incorporam uma certa quantidade de tempo de trabalho. O valor expressa o fato de que a mercadoria é o produto do trabalho social, de uma parte do tempo de trabalho da sociedade como um todo, e não simplesmente do trabalho privado de um indivíduo em particular. Assim: a substância do valor é "força de trabalho humano no abstrato", "trabalho humano homogêneo", "força de trabalho humana despendida sem levar em conta a forma de seu gasto" (p. 128). A magnitude do valor é determinada pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzir a mercadoria, definido como "o tempo de trabalho necessário para produzir qualquer valor de uso sob as condições de produção normais para uma determinada sociedade e com o grau médio de habilidade e intensidade de trabalho prevalente naquela sociedade ". (p. 129).

Assim, a mercadoria é uma coisa (um "valor de uso") que incorpora uma certa porção do tempo de trabalho da sociedade (um "valor").

A segunda seção discute o conceito de trabalho abstrato de forma mais completa. Por trás da distinção entre valor de uso e valor está o trabalho entre trabalho útil ("concreto") e abstrato ("social").

Definições:

1. Trabalho útil "é o trabalho cuja utilidade é representada pelo valor de uso de seu produto, ou pelo fato de que seu produto é um valor de uso ... ou seja, atividade produtiva de um tipo definido, realizada com um objetivo definido" (pp. 132_3). Mais uma vez, o termo não é utilizado de forma avaliativa: refere-se às características concretas particulares do trabalho de, e. o fiandeiro ou o tecelão que entra em fazer a mercadoria como uma coisa particular.

2. O valor de uma mercadoria não expressa essas características concretas de trabalhos particulares, expressa a qualidade comum do trabalho como trabalho social “homogêneo”. O trabalho homogêneo (trabalho abstracto) refere-se ao trabalho despendido como “diferentes formas de despesas de trabalho”. poder de trabalho humano "(134), medido pelo tempo de trabalho. A base na qual diferentes trabalhos úteis podem ser comparados como simples gastos de tempo de trabalho é o fato de que o mesmo indivíduo pode realizar toda uma gama de diferentes tipos de trabalho útil.

(Observe que nesta seção pode ser dada a impressão de que o conceito de trabalho abstrato é fisiológico. Isso é enganoso - em outras partes do capítulo, Marx torna repetidamente claro que o trabalho abstrato é trabalho social, isto é, o gasto de força de trabalho humana. na medida em que tal gasto é socialmente necessário, nesse sentido, o valor de uma mercadoria não representa a quantidade de trabalho realmente despendida por um determinado indivíduo, mas a parcela do trabalho social que é creditada a essa mercadoria. olhando para o tempo gasto produzindo a mercadoria, pois é apenas em troca que o produtor descobre quanto do seu tempo de trabalho era socialmente necessário, é precisamente o que a troca faz: valida o caráter socialmente necessário do trabalho. o poder despendido na produção de uma determinada mercadoria, uma vez que essa mercadoria é comparada no mercado com outras da mesma espécie, ou de tipos diferentes. O conceito é discutido em I. Rubin: Resumo Trabalho e Valor no Sistema de Marx, Capital e Classe, 5, 1978 e em C. Arthur: Abstract Labour, CSE Bulletin V.2, 1976

A terceira seção do capítulo Um retorna do valor para o valor de troca. Na primeira seção, Marx simplesmente afirmou que o valor de troca é a expressão de um valor subjacente e, em seguida, concentrado em valor. Na terceira seção, ele tenta mostrar como o valor de uma mercadoria não é expresso diretamente, mas é expresso apenas na forma de valor de troca. O argumento pode parecer muito pedante, mas é importante por suas implicações. O valor de troca é assim analisado como a "forma de valor" da mercadoria: o valor de uso é a forma natural da mercadoria, o valor de troca é sua forma social (correspondentemente o valor de uso refere-se apenas ao consumidor final da mercadoria, é o valor isso é de importância social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com