TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Economia

Por:   •  14/12/2017  •  Abstract  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Fazer um resumo dos seguintes assuntos

1 - Setor público

Dar ênfase às funções do setor público, conceitos de tributos e orçamento.

R- O setor público, ou setor estatal é a parte do Estado que trabalha com a produção, distribuição, e entrega de bens e serviços para os cidadãos, a entrada do setor público na economia gira em torno de falhas no mercado, essas que impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social através do livre mercado. A participação do mercado na economia se deu principalmente por razões de desemprego, crescimento do PIB, mudanças tecnológicas, fatores de guerras, etc.

O setor público tem três funções principais:

Função alocativa, está relacionado ao fornecimento, ou alocação de bens e serviços, que não são oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado, esses bens são classificados como, Bens Públicos que são aqueles que são consumidos por diversas pessoas ao mesmo tempo, assim os bens públicos são indivisíveis e não excludentes. Bens rivais, quando o consumo do bem por um indivíduo, exclui o consumo do bem por outros indivíduos. Bens não-rivais, quando o consumo de um bem por um indivíduo não exclui o consumo do bem pelos demais indivíduos. Bens semi-públicos, são aqueles bens excludentes, mas produzidos pelo Estado.

Função distributiva, está relacionada a redistribuição de rendas através de transferências de impostos, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e redistribuindo-os para os setores menos favorecidos.

Função estabilizadora, relaciona-se a aplicação de políticas econômicas, que visam promover o emprego, o desenvolvimento, e a estabilidade.

Função de crescimento econômico, essa função visa a implementação de políticas que permitam o aumento na formação do capital.

Para cumprir suas funções para com a sociedade o Estado necessita arrecadar tributos, e para isso deve seguir uma série de princípios de tributação, tais como:

Princípio da neutralidade, onde as decisões sobre as alocações de recursos baseiam-se nos preços relativos do mercado, a neutralidade dos tributos seria atingida quando esses tributos não alterassem os preços relativos do mercado.

Princípio da equidade, princípio esse que prega que os impostos devem ser distribuídos de maneira justa entre os indivíduos da sociedade, podendo esse princípio ser visto por meio de outros dois,

Princípio do benefício, onde prega que o tributo justo está relacionado ao benefício que se recebe do governo.

Princípio da capacidade de pagamento, onde prega que deve-se contribuir com impostos de acordo com a capacidade de pagamento de cada indivíduo.

Os tributos podem ser classificados como:

Impostos diretos, são os impostos sobre a riqueza ou renda de cada indivíduo.

Impostos indiretos, são os impostos sobre transações, mercadorias e serviços.

A estrutura tributária é considerada progressiva quando a taxa aumenta mais que a renda do contribuinte, é regressivo quando a renda do contribuinte aumenta mais que as taxas de impostos cobradas, e é neutra quando o aumento na contribuição é proporcional ao aumento ocorrido na renda.

Um meio de relacionar a arrecadação tributária e a taxa de impostos é por meio da curva de Lafer, essa mostra também que quanto maior a taxa de impostos menor a arrecadação, devido ao desestímulo nos negócios e possível sonegação de impostos.

Quando os gastos superam a arrecadação de impostos temos um déficit público e esse pode ser medido de diversas formas, como:

Déficit nominal ou total, é o conceito de medida de déficit público que leva em consideração os gastos de pagamentos de juro da dívida pública, além dos gastos e receitas.

Déficit primário, é a medida do déficit nominal sem levar em consideração os juros da dívida pública.

Déficit operacional, é medido a partir do déficit primário incluindo os juros reais da dívida passada.

Déficit de caixa, é a parcela da dívida financiada pelo Banco Central.

Princípios orçamentários:

São regras que todo orçamento federal deve seguir, como forma de garantir que o dinheiro público seja gasto de maneira correta.

os princípios são:

Unidade e totalidade, que apenas um orçamento seja feito por cada ente, contendo todas as despesas de um determinado período.

Universalidade, é o princípio que todo cidadão possa ter acesso aos gastos previstos pelo governo.

Anuidade, que um orçamento seja previsto para um tempo determinado, e no fim de cada ciclo, tenha um novo orçamento.

Orçamento Bruto, que seja colocado o orçamento bruto das despesas e das receitas.

2 - Setor Externo

Dar ênfase à taxa de câmbio, teoria das vantagens comparativas e cadeiras globais de valor.

R-A taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional, a taxa de câmbio está intimamente ligada às importações e exportações de um país,o preço da taxa cambial pode influenciar em preços do mercado interno e por consequência gerar inflação, em um momento de economia desestabilizada, para conter os aumentos dos preços, utiliza-se da fixação da taxa de câmbio, e a esse fato é dado o nome de âncora cambial.

Regime de câmbio fixo:

Quando o Banco Central pré estabelece o valor da taxa cambial com a qual o mercado deve operar.

Regime de câmbio Flutuante:

Quando a taxa de câmbio é definida pelo mercado por meio da oferta e da procura por moeda estrangeira.

Teoria das Vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com