TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Prefácio do Celso Furtado

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

O Prefácio começa com uma descrição de Celso Furtado, falando um pouco também de seus pensamentos, como ele foi importante para Economia Brasileira, mostrando que ele não era um economista convencional. Logo em seguida, tem uma citação dele falando que um sistema econômico é composto por diversos mecanismos de regulamentação com principal objetivo de melhorar a eficácia dos recursos limitados. Outro assunto que Celso traz com ênfase é os problemas do desenvolvimento nacional com viés da acumulação, de forma que ele acreditava que o desenvolvimento nacional era baseado na modernização e na produtividade, aumentando a riqueza da nação.

Celso tinha uma construção de suas ideias fundamentadas Weber, Mannheim, Prebisch, Keynes, Myrdal, Perroux e outros pensadores. Furtado trazia outra questão que era, o problema do subdesenvolvimento associado ao capitalismo que juntamente estabelece mecanismo como lucro e salário.  Já o desenvolvimento está associado na produtividade física do trabalho impulsionando a inovação e progresso técnico, que para sociedade é preciso de equidade para todos conseguirem evoluir.

Ainda falando sobre o subdesenvolvimento, Furtado acreditava que as premissas históricas eram muito importantes, pois era um dos mecanismos que tornava uma nação desenvolvida, formando desenvolvimento interno.  Além disso o atraso de alguns países é produto de uma situação histórica, de forma que “divide” o mundo em países periféricos e centros. Existe diversas diferenças entre os dois tipos de países, sendo as principais a produtividade média, estilo de vida, problema na socialização e monopolização da renda em países periféricos.

Já falando um pouco sobre o Brasil, ele acreditava que era necessário entender o processo histórico das bases técnicas, onde ele coloca como "centros internos de decisão", tentando entender o seu contexto histórico. Ele considerava que o Brasil tinha uma posição periférica com relação a economia mundial e que para se tornar um país centro precisava de uma forte industrialização.

O livro Formação Econômica do Brasil foi publicado em 4 continentes, sendo um de seus livros mais famosos. Escrito nas décadas finais de 50, o livro mostra as raízes históricas do subdesenvolvimento brasileiro, atraso na formação do mercado interno, industrialização tardia, desigualdade social, alta inflação, dependência externa e muito outros pontos.

A América Latina é considerada por ele, de certa forma em uma posição de inferioridade, por conta do atraso das economias da região, tornado essa parte dependente dos países centros.

Celso tem outro livro bem famoso que mostra sua visão da formação brasileira, conhecido como “Brasil: A Construção Interrompida”, onde ele mostra impasse nacional, que foi interrompido o grande ciclo de expansão das forças produtivas, por conta da desorganização industrial que era a base da Economia Brasileira e também pela concentração de renda.

Ainda falando sobre o livro Formação Econômica Brasileira, ele é considerado ainda muito importante para entender este assunto, pois ele traz a raiz histórica do Brasil, que é muito importante para entendermos onde estamos e que medidas iremos tomar. Para fechar sua visão sobre o assunto ele produz um artigo, “A Ordem Mundial Emergente e o Brasil”, que fecha a ideia de que o Brasil precisa enfrentar as causas profundas do subdesenvolvimento e acabar com a dependência externa.

Outra questão levantada, é miscigenação do povo brasileiro, pois sua população tem aspectos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Ele alega que falta para nós verdadeiro conhecimentos de nossas habilidades. Furtado acredita no Brasil, não aceita nossa dependência e preza pela superação dos desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com