TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo fundamentos da economia capitulo 5

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Economia

Profª : Maria de Lourdes                                        

Nome: Marcos Paulo de Carvalho Leite RA: 208034

São Paulo

2015

Resumo Capítulo 5 - Demanda oferta e equilíbrio de mercado.

Introdução.

A evolução do estudo da teoria microeconômica teve inicio basicamente com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado.

A teoria do valor-utilidade pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para consumidor, ela é subjetiva e considera que o valor nasce da relação do homem com os objetivos, representa a chamada visão utilitarista, em que prepondera a soberania do consumidor, pilar do capitalismo.

A teoria do valor-trabalho considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem. Pela teoria valor-trabalho, o valor do bem surge da relação social entre homens, dependendo do tempo produtivo em horas que eles incorporam na produção de mercadorias. A teoria valor-trabalho é objetiva depende de custos de produção.

A teoria do valor-utilidade veio complementar a teoria do valor-trabalho, pois não era mais possível predizer o comportamento dos preços dos bens apenas com base nos custos de mão- de-obra (ou mesmo custos em geral) sem considerar o lado da demanda (padrão de gostos, hábitos, renda e outros).

A teoria do valor-utilidade permitiu distinguir o valor de uso do valor de troca de um bem.

O valor de troca se forma, pelo encontro da oferta e da demanda do bem.

Utilidade total e utilidade marginal.      

Tem-se que utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço. A utilidade marginal, que é satisfação adicional obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, é decrescente o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade, chegando à saturação.

Demanda de mercado.  

Conceito.

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

A procura depende de variáveis são elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto do individuo. Para estudar as influencias isolada dessas variáveis utilizando a hipótese do coeteris paribus, considera-se cada uma dessas variáveis afetando separadamente as decisões do consumidor.  

Relação entre quantidade procurada e preço do bem: a lei geral da demanda.

Lei geral da demanda essa relação quantidade procurada/preço do bem, pode ser representada por uma escala de procura. Outra forma de apresentar essas diversas alternativas é pela curva de procura.  

Curva ou escala de procura, subjacente à curva há toda uma teoria de valor, que envolve os fundamentos psicológicos do consumidor.

A curva de procura indica que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação a seu preço.

Matematicamente, a relação entre quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda ou equação de demanda.

                                                Qd = f (P)  

A expressão Qd = f (P) significa que a quantidade Qd é uma função f do preço P, isto é, depende do preço P.

Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois efeitos somados.

  1. Efeito substituição: se um bem A possui um bem substituto B, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade.
  2. Efeito renda: quando aumenta o preço do bem A, o consumidor perde poder aquisitivo, e a demanda por esse produto A diminui. O poder de compra foi corroído.

Outras variáveis que afetam a demanda de um bem.

A procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço, a procura também será afetada pela renda dos consumidores, pelos preços dos bens substitutos, pelo preço dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores.

Se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos um bem normal. Bens inferiores, cuja demanda varia em sentido inverso as variações da renda. Temos ainda o bem de consumo saciado, quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores.

A demanda de um bem também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços. Quando há uma relação direta de um bem e quantidade de outro são chamados de bens substitutos ou concorrentes. Quando há uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro, eles são chamados de bens complementares. O bem ou serviço também sofre a influencia de hábitos e preferências de consumidores.

Resumindo as principais variáveis que afetam a demanda de determinado bem ou serviço:

Demanda do bem X = f (preço de X, preços dos bens substitutos do bem X, preço dos bens complementares ao bem X, renda dos consumidores, preferências dos consumidores).

Distinção entre demanda e quantidade demandada.

Por demanda entende-se toda escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade demandada, ponto específico da curva relacionando um preço e uma quantidade. Quando a curva de procura se desloca em virtude de variações que não o preço do bem a uma mudança na demanda.

Oferta de mercado.  

Oferta se conceitua como as varias quantidades que os produtos desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Oferta depende de vários fatores: preço, fatores de produção e metas e objetivos dos empresários.

Matematicamente, a função ou equação da oferta é dada pela expressão.

                                             Q0 = f (P)      

A relação entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem se deve ao fato de que um, aumento de preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com