TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rock In Rio

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 5

Breve apresentação da empresa Rock In Rio

Oportunidade e Ameaças

O Rock In Rio é o maior festival de música do mundo. Ao longo de quase 30 anos, se tornou dono de uma história de destaque no cenário musical, com 14 edições realizadas, e mais de 7 milhões de pessoas reunidas e um dos mais contundentes em presença digital.

Nascido no Rio de Janeiro conquistou não só o Brasil, mas também Portugal e Espanha, sempre com a intenção de levar todos os estilos de música para os mais variados públicos.

    Características dos produtos ou serviços oferecidos

Cidade do Rock: como um diferencial competitivo, o Rock In Rio é residente na cidade do Rio de Janeiro e para receber seu público têm ambiente fixo, a Cidade do Rock. Localizado na Barra da Tijuca, o espaço é configurado para festival no tradicional Parque dos Atletas, que acomoda mais de 700 mil pessoas durante o Rock In Rio. A cidade é projetada com stands de todos os patrocinadores do evento, que incrementam ainda mais a experiência dos visitantes com atividades diferenciadas e brinquedos como Roda gigante e montanha-russa.

A estrutura fixa posiciona o festival na região, o que consolida junto aos meios de transporte e hotéis estratégicos para que a seja montado um esquema estratégico da organização junto a cidade. O Festival Lollapalooza, que acontece em São Paulo, hoje tem sua edição realizada no Autódromo de Interlagos. Este novo local foi muito criticado pelos visitantes, pois as edições aconteciam antes no Jockey Club de São Paulo. Ou seja, a mudança repentina de local causa controvérsias e divide opiniões, afetando assim na imagem do festival.

 Economia: Como esperado, a economia após a realização da última edição do festival no Brasil em 2013 foi satisfatória e teve números consideráveis. Segundo a assessoria de imprensa do festival, o Rock In Rio teve impacto em mais de R$1 bilhão na economia carioca, numero relevante quando falamos em uma média de 90% dos quartos de Hotel ocupados na cidade, dado que se compara a eventos como o Réveillon, por exemplo.

  • Oportunidades: Investimentos e Parcerias de patrocínio com o festival.
  • Ameaças: Aumento da inflação afetar em preço dos ingressos.

Demográfico: O Rock In Rio vêm com uma proposta totalmente diferente de suas primeiras edições, aonde o Rock propriamente dito era o carro chefe do festival. Hoje, a fim de atingir públicos de outros gostos musicas, tendo assim maior abrangência ao cenário atual da música, onde o pop têm maior destaque em relação a grande bandas de Rock.

A proporção do Line-up é o ponto decisivo para construção das estatísticas de Idade e Sexo, uma vez que determinadas bandas podem agradar a um público moldado com determinado perfil. Por exemplo, Iron Maiden, que é uma banda de Rock Clássico atrai um publico sênior e fiel a banda. Esses aspectos são muito variados e relativos ao público da banda no Brasil ou posição atual nas mídias.

  • Oportunidade: A expansão da dimensão do festival.
  • Ameaças: Rejeição do público em relação a atrações.

Meio ambiente: O Rock In Rio conta com um programa sustentável aplicado em toda a organização do festival. O programa “Por Um Mundo Melhor” teve como compromisso para a edição de 2013 os seguintes padrões:

  • Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos na Cidade do Rock
  • Melhorar a eficiência energética do evento
  • Medidas de sustentabilidade nas ações e campanhas de comunicação

A conscientização de tal plano de ação foi peça chave do festival para maior desenvoltura e obtenção de resultados. No final da edição, toda e gestão do lixo, que foi feita pelo Instituto Doe Seu Lixo, resultou nos seguintes números:

  • 35,7 toneladas são resíduos recicláveis (latas, papelão e vidro)
  • 71 toneladas de lixo orgânico
  • 77 toneladas de material potencialmente reciclável

Toda a quantidade arrecada teve destino de acordo com as necessidades a serem supridas com tais recursos. Como por exemplo, as 71 toneladas de lixo orgânico, que tiveram como destino a Usina do Caju para compostagem e transformação em adubo orgânico.

  • Oportunidade: diminuição no custo operacional.
  • Ameaças: Rejeição do público em relação a atrações.

Tecnológico: Impulsionada pelas novas tendências em mídias sociais, o Rock In Rio teve grande participação em tais ferramentas. Além de um acompanhamento antes, durante e depois da semana que acontece o festival, uma das principais atrações para que não acompanhou o festival presencialmente é conferir o que acontece na íntegra nas transmições ao vivo. Segundo assessoria de imprensa, o festival alcançou em 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (777.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com