TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Campanha Itau Rock in Rio

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

“O que o mundo separa, a música aproxima” é mote da campanha do Itaú para o RiR

https://www.youtube.com/watch?v=V5ZQ7uz99pY

https://www.youtube.com/watch?v=mCcN5zDhP5w

Para promover a ideia central que a música pode unir as pessoas e sob o conceito que “O que o mundo separa, a música aproxima”, o Itaú, patrocinador oficial do Rock In Rio, divulga o seu apoio pela quarta edição consecutiva ao festival, que começa no dia 15 de setembro no Rio de Janeiro, RJ. Além dos filmes, a campanha também terá peças de mobiliário urbano interativas e ação com influenciadores digitais recepcionando o público no evento.

A agência Africa criou para o banco dois filmes que serão exibidos entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro. O primeiro deles, chamado “Diferenças”, tem produção de Vellas, da Saigon Filmes. O vídeo traz a mensagem de que na música existe lugar onde as diferenças se aproximam e se misturam, sejam elas geográficas, de gênero, culturais ou raciais. O segundo filme, criado pela Africa, tem estreia prevista para 13 de setembro e trará uma mensagem ‘call to action’ convidando o público a curtir a música e o festival.

Para Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco patrocinar o evento sem dar amplitude ao ponto de vista seria uma grande perda: “Acreditamos no poder que a música tem de unir as pessoas e transformar as diferenças. Ser um patrocinador master do Rock’n Rio e não dar amplitude a esse ponto de vista seria subestimar o nosso papel e o poder de alcance do festival”, e destaca: “Esse ano, optamos por um posicionamento que vai além do reforço de nosso patrocínio ao evento. Queremos inspirar as pessoas a pensarem numa sociedade e num mundo mais aberto a diferenças”, destaca Tracanella.

Linguagem não verbal:

  • As cores empregadas são as mesmas do Banco Itaú – azul, amarelo e laranja
  • As imagens mostram duas garotas, supõe-se, balançando e os balanços são braços de violão ou guitarra, pois há linhas representando as cordas desse instrumento. Nesses braços notamos as notas musicais.
  • As meninas vestem-se diferentemente, mostrando pertencer a “grupos”/”tribos” diferentes, pois uma veste-se com roupas mais alternativas(jeans, tênis, uma camisa que parece de roqueiro, cabelos cumpridos) e usa faixa na cabeça; enquanto a outra usa sapatilhas, uma blusa mais decotada, cabelos curtos. Os cortes de cabelo fazem referência ao texto verbal, “A música não escolhe quem escuta pela cor da pela. Nem pelo corte de cabelo.” Mas, ambas partilham do mesmo som, a mesma música, fazendo uma alusão a frase inicial “A música não tem gênero” e ainda relacionando-se ao mote da campanha “O que o mundo separa, a música aproxima.”
  • Os fios do fone de ouvido formam a imagem do Pão de Açucar que fica na cidade do Rock.

  • Na parte inferior podemos notar o logo do patrocinador, o Banco Itau, ao lado do logo do evento, Rock In Rio.

Linguagem verbal:

Percebemos o uso de várias figuras de linguagem:

  • Anáfora: A expressão “A música” inicia quase todas as orações. A repetição faz referência ao objeto do evento que patrocina o RIR.
  • Prosopopeia/Personificação: Atribui à música o direito de escolha, de fala, de julgamento, de aceitação.
  • Antítese/paradoxo: Em todas as frases há o confronto de ideias.  
  • Zeugma: omissão do sujeito em diversas orações. Na segunda , por exemplo, “mas não se importa”, o sujeito fica subentendido que seja o termo “música” citado na oração anterior. E, também, na 6ª verso “ [...] nem (escolhe) pelo corte de cabelo.
  • Aliteração (repetição de sons consonantais) : “Se você parar para ver”

O texto está escrito em prosa, prosa demonstrativa ou não literária. Percebemos os versos livres tal qual se propõe a temática da campanha e escrito no próprio texto.

 

A grande maioria das orações é coordenada, com exceção da última que é uma subordinada, pois esta tem a finalidade de provocar a reflexão.

Se o importante para a publicidade é a aproximação do público a fim de vender seus produtos/serviços, esse texto se aproxima deste mostrando uma visão de mundo quando aborda o tema do gênero. Utiliza essa palavra por duas vezes; na primeira aparição, refere-se ao gênero musical (rock, pop, funk,..); na segunda aparição, refere-se a polêmica social “[...] mas não se importa com o gênero de ninguém.”

O tipo de letra utilizada – são todas maiúsculas, facilitando a leitura.

Introdução

Em meio a um cenário empresarial cada vez mais competitivo, com a necessidade de buscar e, principalmente, de reter clientes, surgem ferramentas que podem auxiliar na competitividade das empresas. Para manter os clientes, Freitas et al (2010) destacam a importância da fidelização, utilizando-a como ferramenta, buscando o foco no cliente e na criação de um vínculo mais forte deste para com a organização que o atende. Neste sentido, o marketing surge com uma função estratégica para as organizações, por se tratar de um processo de permuta, ou seja, troca benéfica em que os stakeholders são envolvidos ao longo do tempo (DE SETA et al, 2016). Para fidelizar, é preciso aliar dentro do marketing de relacionamento o atendimento personalizado, através do qual o cliente irá se sentir único, através da forma como o vendedor ou equipe comercial lhe tratar. Assim, o empreendedor busca tornar o cliente um parceiro de sua organização (FREITAS et al, 2010). Embora o termo marketing de relacionamento remonte à era industrial, como tema de pesquisa ainda é bastante recente. Segundo Faria et al (2014), a primeira vez que o termo apareceu em uma produção científica foi em 1983, quando Berry definia marketing de relacionamento como atrair, manter e valorizar as relações com os clientes. Para Kotler e Armstrong (1998), marketing de relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos, por meio do compartilhamento de benefícios e trocas relacionais de sucesso. No entanto, se faz importante ressaltar que as atividades relacionadas ao marketing vão além do desenvolvimento de um produto, preço atraente e distribuição aos clientes. As empresas precisam desenvolver estratégias de comunicação com as partes interessadas e com o público em geral (DE SETA et al, 2016). De acordo com Schleder e Silva (2010), a comunicação torna-se fundamental para que a administração da organização consiga colocar em prática seus planejamentos e objetivos, com os integrantes e públicos. Segundo os autores, uma agência de comunicação que busca priorizar um relacionamento eficaz com seus clientes, necessita assumir o seu papel de empresa e criar as suas estratégias de comunicação. Isto porque, antes de determinar o que irá realizar para seus clientes, é interessante que ela tenha estipulado quais serão suas estratégias utilizadas para relacionar-se com o seu público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com