TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Capitulo 6 - Empreendedorismo

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO

Capítulo 6 – Criando um plano de negócios eficiente

A estrutura de um plano de negócios apresenta basicamente, uma capa, sumário, sumário executivo, descrição da empresa, produtos e serviços, mercado e competidores, Marketing e vendas, análise estratégica, plano financeiro e anexos. Obtendo isso como base, um plano de negócios se torna mais estruturado, tornando a compreensão mais eficaz.

A primeira página do plano deve ser a capa que serve como pagina de título. Logo após deve vir o sumário, sendo imprescindível. Este deve conter o nome de todos os títulos e subtítulos, com indicação de suas páginas. Um plano de negócios organizado por um sumario causa uma impressão melhor ao leitor que tem a imagem de sua empresa.

O sumario executivo é a principal seção do plano de negócios. Nele deve ser apresentada uma síntese do que será apresentado a segui, tentando atrair o leitor com uma leitura mais interessante. Apesar de aparecer no início do plano de negócios, deve ser a última parte a ser escrita, tentando não exceder 2 páginas, devendo ser conciso e claro. Para auxiliar, perguntas como “O quê? ”, “Onde? ”, “Por quê? ”, “Como? ” “Quanto? ” e “Quando?”, devem ser respondidas. É importante lembrar que o sumario executivo deve ser dirigido ao seu público alvo, mostrando a demanda por seus serviços/produtos e a relação com os concorrentes.

A descrição da empresa é a parte em que a empresa deve se apresentar, contar sua história, seus objetivos e ideias para atingi-los. O aspecto mais importante dessa etapa é mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e são experientes no serviço a ser prestado. A equipe é o principal foco dos investidores. Sendo assim, a equipe de gestão deve ser descrita para que o empreendedor forme sua equipe e veja as vantagens oferecidas pela empresa.

Para a emprese, é interessante fazer um organograma que relacione funcionários, capital e mudanças que poderão ocorrer ao longo dos anos. Assim, é possível mostrar projeções da empresa e dos benefícios que o investidor obterá.

Deve ser incluído aso anexos o contrato social da empresa nos qual mostre os sócios e a participação em cada negócio, tanto administrativamente como financeiramente. Se já há previsão de mudanças no contrato, cite as hipóteses de mudança.

Apesar de não ser o fator mais importante, é necessária uma descrição da localização e infraestrutura uma vez que pode ser fator influente na estratégia de marketing da empresa.

Uma consideração a ser pensada é a manutenção de registros, por exemplo o contador da empresa. Um bom contador inclui o empresário em todas as etapas, dessa maneira, ele não perde detalhes que podem ser importantes para o futuro empresarial. Dentro da avaliação do contador deve entrar os custos de seguro, de imóvel, cargas e automóveis por exemplo. E deve constar também nas projeções de crescimento da empresa.

A segurança tem grande importância na hora de um investidor escolher uma empresa, por esse motivo, as medidas de segurança adotadas devem ser explicitadas no plano de negócios. A terceirização de serviços é necessária em alguns recursos da empresa, e por deve ser mostrado em quais setores serão aplicadas, uma vez que faz parte de uma maior segurança em muitos setores, como a monitoração de instalações por exemplo.

Parcerias estratégicas são extremamente importantes para o plano de negócios, uma vez que pode haver uma dependência da empresa em relação a essas parcerias e por esse motivo deve ser esclarecida no plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com