TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Empreendedorismo - Capitulo 4

Artigos Científicos: Fichamento Empreendedorismo - Capitulo 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 6

DORNELAS,José Carlos Assis.Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2008.

Identificando Oportunidades – Parte 2

• Oportunidades na internet

“No auge das pontocom (1999-2000), o sonho de muitos jovens era alcançar a aposentadoria com menos de 30 anos de idade, ganhando muito dinheiro e curtindo a vida. Isso tudo motivado pelos constantes “casos de sucesso” de jovens empreendedores. (p. 76)

“Esta explosão da internet ocorrida nos Estados Unidos ocorreu também no Brasil, com a imprensa sempre mostrando jovens “empreendedores” como sinônimo de sucesso nos negócios.“ (p.76)

“De certa forma, essas fase inicial foi boa, pois mostrou que qualquer negócio, por mais promissor que pareça o mercado onde se insere, deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e, principalmente, com empreendedores apaixonados pelo que fazem, interessados em criar um negócio viável, auto-sustentável, e não apenas uma marca veiculada em forma de site na internet” (p.77)

“[...] Os empreendedores interessados em ingressar nesse ramo de negócio, jovens ou não, devem ter em mente que só o trabalho árduo e competente lhe trará a recompensa financeira e pessoal.”(p.77)

• Modelos de negocio na web

“Um modelo de negócio basicamente descreve como a empresa gerará receita e quais os custos e investimentos necessários para tal. Tendo em vista o baixo custo de se criar um site na internet, o surgimento de inúmeros modelos de negócios se tornou inevitável.” (p.77)

“Dentro de cada categoria de modelo de negócio, foram analisados alguns sites com características semelhantes.” (p.78)

• Intermediação de negócios

“Este modelo objetiva aproximar compradores e vendedores. As aproximações podem ser feitas principalmente entre empresas, conhecidas como business-to-business(B2B), entre empresas e consumidores finais, business-to-consumer (B2C), ou entre pessoas, customer-to-customer (C2C). A principal fonte de receita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas.” (p.80)

“O modelo de intermediação de negócio deve ter bem definido o formato de cobrança e em quais transações serão efetuadas as cobranças.(p.80)

• a) Portais verticais B2B

“Um conceito que se iniciou a partir do site VerticalNet. Nesse modelo, a empresa cria um ambiente que atrai compradores e vendedores de um segmento especifico.”(p.79)

“Este modelo também pode oferecer aos seus participantes mecanismos avançados de compra e venda, tais como leilão convencional e reverso.” (p.79)

• b) Compra coletiva

“Modelo de negócio que tem como objetivo unir compradores, pessoas físicas ou jurídicas, e então organizar um pedido com alto volume, permitindo que empresas ou pessoas passem a ter poder de negociação de grandes compradores. Normalmente, o intermediador fica com parte do valor transacionado.” (p.79)

• c) Distribuidor

“Baseia-se na criação e n gerenciamento de catálogos de produtos de grandes fornecedores, disponibilizados para revendedores de todos os portes.”(p.79)

“O beneficio para os fornecedores é obtido pela facilidade e pela rapidez da divulgação de seus produtos e da automatização do processo de compras, o que reduz custos.” (p.79)

• d) Shopping virtual

“Um site que hospeda ou reúne várias empresas que já realizam comercio até na internet. Este modelo tem como principais fontes de receita: a cobrança de uma taxa da loja e de uma quantia de manutenção, no caso de a loja ser criada pelo shopping; acobrança de hospedagem de lojas construídas por outras empresas, com venda de propaganda; e, finalmente, a cobrança de taxa transacional.” (p.79)

• e) Sites de comparação

“Meta-sites – mais um dos vários nomes criados para a nova geração de negócios via web. Este modelo é baseado em ferramentasinteligentes especializadas em coletar e comparar preços de produtos e serviços.” (p.80)

• f) Leilão

“Um site que automatiza e conduz processos de leilão para vendedores (pessoa física ou jurídica). O site cobra uma taxa de sucesso do vendedor, que geralmente varia com o preço do produto a ser leiloado. Muitas vezes também o site de leilão também cobra por dar maior destaque a determinado produto.” (p.80)

• g) Leilão reverso

“É um modelo bastante interessante em que o comprador diz o que quer comprar e o quanto quer pagar pelo produto, e o resto fica por conta do site. Isto é, o site envia o pedido a vários fornecedores e o usuário passa a receber as respostas via e-mail, não precisando gastar o seu tempo navegando em sites. É um modelo que se baseia na demanda e não na oferta.” (p.80)

• h) Classificados

“Uma lista de itens que são sendo procurados ou vendidos. Geralmente este tipo de site pertence a alguma empresa mídia, tais como jornais e revistas, que já possuem conteúdo de classificados. O site pode cobrar por anúncio ou por transação (por exemplo, Listel, Guiamais).” (p.80/81)

• i) Sites de permuta

“Os usuários deste tipo de site procuram comprar algo, não com dinheiro, mas sim com algum produto que possuem. O site combina todas as possibilidades e coloca em contato os usuários (geralmente pessoas físicas) que provavelmente terão interesse em trocar seus produtos. O site geralmente cobra uma taxa de sucesso das duas partes que fazem o Negócio.” (p.81)

• Comercialização de propaganda

“Isso geralmente é feito pelos portais horizontais ou especializados. É uma extensão de modelo tradicional de propaganda e foi um dos primeiros modelos a se consolidar na internet. A mídia, no caso o site, geralmente é rica em conteúdo e serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com