TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, direito e cidadania

Tese: Sociedade, direito e cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Gustavo Falcão Paim da Silva

Sociedade, Direito e Cidadania

Atividade Virtual I

FEIRA DE SANTANA – BA

2014

Gustavo Falcão Paim da Silva

Sociedade, Direito e Cidadania - Atividade Virtual I

Atividade avaliativa referente ao curso de Sociedade, Direito e Cidadania da Universidade Salvador, solicitado pela professora Leila Leandra Cesar Guevara como requisito avaliativo do 7° Semestre do curso de Sistemas de Informação.

Professor (a): Leila Leandra Cesar Guevara.

.

FEIRA DE SANTANA – BA

2014

Questão 1

O estudo da psicologia no contexto do curso de Sistemas de Informação tem por objetivo quebrar o paradigma existente desde muitos anos sobre a identidade relacionada aos profissionais da área de tecnologia, profissionais que passam a maior parte do seu tempo apenas interagindo com um computador e que não se importam em se socializarem com outros em sociedade, além de formar um profissional comprometido não somente com as habilidades técnicas mas também com aspectos relacionados a convivência em sociedade. Esta identidade atribuída ao longo dos tempos para os profissionais da área de tecnologia da informação veio sendo construída de acordo com o meio ao qual o profissional faz parte, porém a mesma deve estar em constante transformação incorporando diversos outros valores, pois atualmente não só o mercado de trabalho, mas também a sociedade visam indivíduos com excelentes capacidades técnicas e também que possuam uma relação agradável com aqueles ao seu redor, respeitando o direito e valorizando as diferenças de cada um, com o ambiente à sua volta e estando bem consigo próprio.

É importante lembrar que, os profissionais da área de informática devem possuir suas próprias maneiras de pensar e agir, diferenciando assim dos demais, caracterizando a sua subjetividade, porém ao se apresentar a sociedade, o mesmo deve incorporar em sua identidade, características que o tornarão melhor ao longo do seu processo evolutivo profissional.

Questão 2

Um profissional da área informática lida constantemente com metas, prazos e padrões de qualidade a serem alcançadas, seja em qualquer campo de atuação da computação na qual o profissional encontra-se (desenvolvimento de software, redes de computadores, banco de dados entre outras). Diversas vezes somos cobrados constantemente sobre o andamento dos projetos no qual fazemos parte, é preciso garantir que tudo estará em pleno funcionamento dentro do prazo estipulado.

Tomando como base a teoria do behaviorista, onde o foco se baseia no estudo do comportamento humano e a sua resposta a um determinado estímulo, é comum observar que esta mesma proposta é empregada em nosso setor de trabalho. A cada momento em que cumprimos as metas estabelecidas, somos contemplados de alguma forma com estímulos positivos, prêmios, dias de descanso entre outros. Dessa forma, somos levados por este estimulo externo a produzir cada vez mais e melhor, a fim de obter todos esses prêmios oferecidos. Esforçamo-nos cada vez mais, aprendendo novas técnicas e compartilhando com os demais colegas de setor e nos tornamos profissionais ainda mais capacitados que, em qualquer situação onde necessite de uma solução rápida, saberemos empregar a melhor resposta no tempo esperado.

Questão 3

A ideia de grupo remete desde aos primórdios da humanidade, em que o ser humano passou a se relacionar com outros em atividades como, por exemplo, a caça. Ao estabelecer este grupo, os membros que faziam parte dele tinham características em comum, onde é possível imaginar seres humanos habilidosos, fortes, e com competências para realizar a tarefa ao qual o grupo era designado. Por mais que um sujeito afirme que é sozinho no mundo ele está inserido em algum grupo, seja familiar, de trabalho e até mesmo um grupo que compartilha dos mesmos sentimentos dele, um “grupo de solitários”.

A coesão grupal está ligada as condições necessárias para a manutenção de cada grupo, onde podemos destacar as suas regras estabelecidas, frequência de encontros, atividades desempenhadas entre outros. A coesão é a forma encontrada pelos grupos para que seus membros sigam as regras estabelecidas. Quando um indivíduo entra em um grupo, suas ações e condutas serão avaliadas com o intuito de verificar se o mesmo é apto para participar do grupo, logo quanto maior for o grau de coesão entre todos os membros de um grupo, significa dizer que o grupo é solido o bastante e que dificilmente irá vir a terminar, ou dissolver. Quando existe um baixo grau de coesão em um determinado grupo, é o mesmo que falar que seus membros, na sua grande maioria, fogem dos padrões e regras estabelecidas do grupo e devido a essa postura, o grupo poderá vir a não existir mais.

Questão 4

Atualmente, o ser humano dedica uma boa parte de suas vidas ao trabalho, grande parte das experiências vivenciadas por um adulto é em um ambiente de trabalho. Um pensamento bastante ultrapassado falava que ao chegar para o trabalho, o individuo deveria esquecer seus problemas, sentimentos e suas relações interpessoais com seus colegas de trabalho e focar no objetivo principal que era trabalhar e produzir o máximo possível para gerar mais e mais lucros para a empresa. Como dito, este é um pensamento muito ultrapassado. É observado que para o desenvolvimento organizacional, processamento da informação, as expectativas, a tomada de decisão, o pensamento, a resolução de problemas de modo a tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com