TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Série histórica despesas de consumo das famílias brasileiras

Por:   •  16/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]Universidade Federal da Bahia

Graduação em Ciências Econômicas

Instituto de Matemática

Série histórica despesas de consumo das famílias brasileiras

[pic 2]

Relatório de estatística

Equipe:

Caio Mattos

Claudiane de Jesus

Laise Stefany


[pic 3]Universidade Federal da Bahia

Graduação em Ciências Econômicas

Instituto de Matemática

Serie históricas despesas de consumo das famílias brasileiras

[pic 4]

Resumo

A despesa das famílias com o consumo compõe uma parcela expressiva do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao passo que contribui para impulsionar a sua economia. O objetivo deste trabalho foi avaliar e identificar o melhor ajustamento estatístico para a série temporal referente ao consumo das famílias compreendidas no período escolhido de 2007/ T1 a 2013/T4 e pela qual puderam ser feita análises.

Palavras - chaves: consumo, série temporal, ajustamento estatístico.

Historical series consumption expenditure of Brazilian families

[pic 5]

Abstract

Household spending on consumption makes up a significant share of gross domestic product (GDP) while helping to boost its economy . The objective of this study was to evaluate and identify the best statistical adjustment for time series related to household consumption included in the chosen period of 2007/ 2013 T1 / T4 and by which they could be made analyzes.

Key words: consumption, time series, statistical adjustment.

Sumário

1. Introdução

2. Objetivos

3. Metodologia

4. Resultado e discussões

5. Considerações Finais

  1. Introdução

Nos últimos períodos, o consumo das famílias brasileiras veio apresentando um decrescimento, com algumas elevações de certo, mas nada tão expressivo. Suas raízes podem ser ainda buscadas com base no cenário mundial, o qual apresentou uma conjuntura econômica desfavorável para o avanço do consumo, desde que a crise de 2008 foi instaurada.

O governo brasileiro implantou medidas que favoreceram o aquecimento da economia entre 2009 e 2010, como a isenção do IPI (Imposto sobre produtos industrializados), redução da taxa básica de juros (SELIC) e várias desonerações de impostos, favorecendo especialmente o setor produtivo e industrial, para que os impactos da crise fossem amenizados e evitar uma recessão com aumento do desemprego e uma maior queda no consumo. Contudo, dada à situação dos últimos anos, muitas das famílias se viram obrigadas a alterar seus habito de consumo.

 Efetivamente, a recessão brasileira, conjugada principalmente pela escassez do crédito, inflação e a alta do dólar, gerando uma queda no investimento produtivo e como consequência resultou no aumento do desemprego, culminando, então, numa maior retração do consumo. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se um estado de confiança negativo, sobre a reversão da situação macroeconômica.

Portanto, dada a importância do consumo das famílias na composição das conas nacionais, bem com do PIB, desenvolver estudos sobre o tema  torna – se  de suma relevância para uma melhor compreensão e análise da situação econômica vivenciada num país..

  1. Objetivo

A proposta desse trabalho foi avaliar e identificar o melhor ajustamento estatístico para a série temporal referente ao consumo das famílias compreendidas no período escolhido de 2007/ T1 a 2013/T4 e pela qual puderam ser feita análises.

  1. Metodologia

Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas informações coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste trabalho foi considerada uma série histórica de despesas de consumo das famílias trimestral 2007, até o quarto trimestre de 2013, totalizando 28 observações.

Os valores foram analisados por meio de técnicas de estatísticas descritiva, usando métodos gráficos (apresentação gráfica e/ou tabular) e de métodos numéricos (apresentação de medidas de dispersão e/ou dispersão).

  1. Resultados e discussões

Uma análise cuidadosa da Figura 1 permite destacar algumas características evidenciadas pela série de despesas de consumo das famílias, sugerindo o tipo de modelação mais adequado ao seu estudo e previsão. Pôde-se observar que, durante o período considerado, as taxas de volume apresentam um diagnóstico preliminar dos dados que levaria à identificação de uma tendência decrescente das taxas. Nota-se ainda a existência de algumas oscilações periódicas, ao longo dos vários anos.

[pic 6]

                                   Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Contas Nacionais 

Figura 1 – Série histórica de despesas de consumo das famílias – Variação em volume – taxa trimestral - Primeiro trimestre de 2007 a quarto trimestre de 2013.

A Tabela 1 a seguir mostra as principais medidas descritivas obtidas a partir da série de despesas de consumo das famílias, possibilitando a visão geral do comportamento das famílias trimestral no período estudado.

Tabela 1 – Medidas descritivas de despesas de consumo das famílias.

Parâmetros

Média

Mediana

Desvio- padrão

Mínimo

Maximo

Valores

5

5,25

1,86

2

8,3

Observando os resultados obtidos pode-se dizer que a despesa média da série de dados foi de 5 com uma variabilidade de 1,86 em relação as despesas médias (variam de 3,14 a 6,86). Podemos considerar ainda uma concentração das despesas, uma vez que o coeficiente de variação (relação entre desvio – padrão e média) é de aproximadamente 37,2%. Das 28 observações analisadas, a maior taxa observada foi de 8,3, referente ao terceiro trimestre de 2008. Em contrapartida, nota – se que a menor taxa foi de 1,6, referente ao quarto trimestre de 2013. A taxa mediana foi de 5,25, a qual separa a série de despesas ao meio, deixando 50% dos valores observados abaixo deste valor e, por consequência 50% dos valores acima do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (270.1 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com