TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MOEDAS E INSTITUIÇOES FINANCEIRAS

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.460 Palavras (18 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 18

ÍNDICE

1.        Introdução        

2.        Sistema financeiro        

2.1.        Os cincos elementos do sistema financeiro        

2.2.        Fluxos de financiamento na economia        

3.        O processo de poupança e investimento        

4.        Mercados financeiros        

4.1.        Funções dos mercados financeiros        

5.        Intermediários Financeiros        

5.1.        Funções dos Intermediários Financeiros        

6.        Instrumento Financeiros        

6.1.        Instrumentos do mercado monetário        

6.2.        Instrumentos dos mercados de obrigacionista        

6.3.        Instrumentos dos mercados de capitais        

6.4.        Instrumentos dos mercados de derivados        

7.        Inovação financeira        

7.1.        Inovação financeira e evolução da indústria bancária        

8.        Internacionalização dos mercados financeiros        

9.        Conclusão        

10.        Bibliografia        

Introdução

O presente trabalho aborda temas relacionados com o sistema financeiro e a intermediação financeira. Primeiramente começar por referir que: sistema financeiro compreende o conjunto de instituições financeiras que asseguram, essencialmente, a canalização da poupança para o investimento nos mercados financeiros, através da compra e venda de produtos financeiros. Estas instituições asseguram um papel de intermediação entre os agentes económicos que, num dado momento, se podem assumir como aforradores e, noutros momentos, como investidores.

A primeira parte do trabalho aborda temas como: o sistema financeiro, como jeito de introdução, a relação entre a poupança e o investimento, segundo Keynes; a seguir nos referiremos sobre os elementos do sistema financeiro, e debruçaremos sobre eles em particular.

Também falaremos da intermediação financeira, esta que por sua vez, é o nome que se dá a transferência de recursos de um agente superavitário para um agente deficitário. Tendo como o agente superavitário os poupadores, que disponibilizam recursos aos agentes deficitários (tomadores de credito), e a transferência destes recursos entre os participantes da economia gera uma remuneração que é chamada de taxa de juros.

Ao longo do trabalho também notaremos que as instituições financeiras existem com o objetivo primordial de facilitar estas trocas, que é o caso dos bancos, que são responsáveis por interligar estes agentes intermediando assim esta troca de recursos levando o capital do agente superavitário para o agente deficitário. (Abreu, Afonso, Escária, & Ferreira, 2007,2012)

Sistema financeiro

O sistema financeiro desempenha um papel crescente nas nossas economias, condicionando os níveis de crescimento económico e de bem-estar. Identificar os elementos principais do sistema e as respetivas funções, bem como as tendências de evolução que os mesmos têm sofrido, É fundamental para compreender o funcionamento das economias. (Abreu, Afonso, Escária, & Ferreira, 2007,2012)

  1. Os cincos elementos do sistema financeiro

O sistema financeiro É composto por 5 elementos principais que desempenham um papel fundamental nas nossas economias: a moeda, os instrumentos financeiros, os mercados financeiros, as instituições financeiras e as autoridades de supervisão (bancos centrais e outros reguladores). (Abreu, Afonso, Escária, & Ferreira, 2007,2012)

Identificar cada um destes elementos e respetivos papéis é fundamental para perceber o funcionamento do sistema financeiro e as funções que desempenham nas nossas economias:

  • A moeda é fundamental como meio de pagamento e de reserva de valor;
  • Os instrumentos financeiros servem para canalizar recursos dos agentes que têm recursos disponíveis (com poupança) para aqueles que necessitam de recursos para investir. Também servem para transferir o risco para os agentes com melhores capacidades para o gerir. Obrigações, ações e apólices seguros são exemplo de instrumentos financeiros;
  • Os mercados financeiros permitem a compra e venda dos instrumentos financeiros de forma rápida e com baixo custo, o que os torna interessantes para os agentes económicos;
  • As instituições financeiras oferecem um leque variado de serviços, incluindo acesso aos mercados e disponibilização de informações sobre a qualidade dos devedores. Os bancos, seguradoras, e sociedades financeiras são exemplo de instituições financeiras;
  • As autoridades de supervisão, em particular os bancos centrais, têm um papel determinante na monitorização e estabilização do sistema.

  1. Fluxos de financiamento na economia

Os mercados financeiros e os intermediários financeiros têm como missão angariar fundos junto dos agentes económicos que possuem um excedente de fundos (aqueles cuja as despesas é inferior as receitas) e canalizá-los para aqueles que necessitam de financiamento exterior (aqueles que desejam efetuar maior despesa do que o rendimento de que dispõem). (Abreu, Afonso, Escária, & Ferreira, 2007,2012)

Um bom funcionamento dos mercados financeiros e intermediários financeiros eficientes É absolutamente vital para garantir o bem-estar e a eficiência na afetação dos recursos da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (277.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com