TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE REVISÃO MICROECONOMIA

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 20

FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curitiba,2019

TRABALHO DE REVISÃO MICROECONOMIA

MICROECONOMIA: estuda o comportamento do consumidor, da empresa e dos mercados nos quais operam. Tem seu foco específico no mercado no qual as empresas e consumidores estão inserindo, como a análise na formação de preços no mercado, e da análise de fatores econômicos que determinam o comportamento do consumidor e da empresa. Sobre a formação de preços ela pode se formar pelo mercado de bens e serviços ou pelo mercado de serviços dos fatores de produção que derivam como o mercado de bens e serviços se comportam.

COETERIS PARIBUS: Ferramenta que para poder analisar o mercado isoladamente, supõe que o mercado em estudo não afeta e não é afetado pelos demais. Usado também para isolar uma das variáveis das demais.

TEORIA DA DEMANDA: Estuda o processo de produção em uma perspectiva econômica. Envolve apenas relações físicas entre o produto e fatores de produção

TEORIA DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO: Classificam e analisam os custos, o que envolve preço dos insumos de produção.

ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE MERCADO: Entende a maneira como os mercados estão organizados e como é determinado o preço e a quantidade de equilíbrio nesses mercados.

TEORIA DO EQUILÍBRIO GERAL: Estuda a interação de todos os mercados simultaneamente seu impacto no bem estar social.

ESTUDO DAS IMPERFEIÇÕES DE MERCADO: Destaca situações nas quais o mercado não promove perfeita alocação de recursos.

CONCEITO DE DEMANDA: Representa um desejo, um plano, o máximo ao que o consumidor pode adquirir, dada sua renda, dado seus gastos e os preços do mercado. A demanda é um fluxo, porque é definida para determinado período de tempo.

TEORIA DO VALOR UTILIDADE: Pressupõe que o valor de um bem se forma pela satisfação que o bem representa para o consumidor.

TEORIA DO VALOR TRABALHO: Considera que o valor de um bem se forma mediante aos custos do trabalho incorporado a ele.

UTILIDADE X TRABALHO:

Subjetiva x Objetiva

Visão utilitarista x Visão protestante: Prepondera a soberania do consumidor x Valor do bem depende do tempo produtivo

*colocamos “visão protestante” pelo fato da vertente ter adicionado um grande valor na prática laborial. Na visão de Calvino, o trabalho é um sinal de graça, abandona-se então a ideologia judaico-cristã de que o trabalho é um pecado, castigo e sim um forma de atingir Deus.Não trabalhar não significa não prestar homenagem a Deus. Somente razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar, mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um trabalho, é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça, não são desejados por Deus e “o mais importante é que o trabalho constitui, antes de mais nada, a própria finalidade da vida” (WEBER, 1967: 113). A reforma protestante surgiu no séc XVI com Martinho Lutero com a publicação das 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Já na Inglaterra a Reforma Anglicana (reforma protestante do Reino Unido) começou com o Rei Henrique VIII, no séc XVI. Visto que o protestantismo era uma religião muito forte na Inglaterra e Karl Marx, um sociólogo, historiador, economista, filósofo e inglês teve uma educação protestante que valorizava o trabalho duro como uma forma de atingir a graça de Deus, é lógico associar suas obras valorizando a visão trabalho com sua base no Anglicanismo.

*a teoria do valor trabalho foi muito valorizada por Karl Marx, Adam Smith, David Ricardo, etc.

*A teoria do valor utilidade permite distinguir o valor de uso e o de troca de um bem, e também complementa a teoria do valor trabalho.

CONCEITOS BASE DA MICROECONOMIA: O preço de um bem pode variar dependendo da sua abundância ou raridade no mercado/natureza. Como por exemplo o paradoxo da água e do diamante que mostra que por mais que a água seja mais importante que o diamante, seu preço é inferior, pois há água em demasia.

CURVA DA INDIFERENÇA: Busca ilustrar as preferências do consumidor utilizando pontos em um gráfico que representa diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de utilidade. Todos os pontos da curva representam situações que proporcionam idêntica satisfação.

A curva da indiferença apresenta duas características básicas, sendo elas: A inclinação negativa, procura manter um equilíbrio na redução e no aumento de determinados bens. A partir da taxa marginal de substituição.

A CONVEXIDADE EM RELAÇÃO A ORIGEM: A taxa marginal de substituição vai diminuindo à medida em que aumenta a quantidade de um produto em relação a outro sendo os dois interligados.

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Limita as possibilidades de consumo, condicionando quanto o consumidor pode gastar. Ela se expressa graficamente em uma reta orçamentária (RO) ou linha de preços, com a máxima possibilidade de compra e seus respectivos preços.

CI e RO: O consumidor estará maximizando suas utilidades quando sua reta orçamentária tangenciar sua curva de indiferença, que irá gerar o equilíbrio do consumidor. Portanto, o consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação dada sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir.

*C.I: Curva da Indiferença e R.O: Restrição Orçamentária

VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA:

riqueza e sua distribuição;

renda e sua distribuição;

preço dos outros bens;

fatores climáticos e sazonais;

propaganda;

hábitos, gostos, preferências dos consumidores;

expectativas sobre o futuro;

facilidade de crédito (disponibilidade, taxa de juros, prazos);

qualidade;

tecnologia;

moda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com