TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Microeconomia

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter.“

—  Adam Smith, Volume 1, Página 20, Uma Investigação Sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações 9

R) Dentro do sistema capitalista, ou seja, em uma sociedade de trocas livres, não ficamos reféns exclusivamente da bondade alheia. Neste Sistema, se o padeiro trabalha apenas visando seu salário ou se trabalha por amor ao que faz não entra em questão, de qualquer modo ele produzira o pão para seus clientes. Deste modo no sistema capitalista independe de altas virtudes humanas, apenas que cada um busque seus interesses dentro dos limites da lei.

Lenin estava certo. Não existe meio mais certeiro de revirar as bases existentes da sociedade do que destruir a moeda. O processo reúne no lado da destruição todas as forças econômicas invisíveis, e o faz de uma maneira que nem um homem em um milhão é capaz de diagnosticar." - As consequências econômicas da Paz, 1919, capítulo V, página 235.

R) Aqui Keynes revela a importância da moeda dentro de um sistema econômico. A moeda dentro de qualquer sistema econômico se equipara aos glóbulos sanguíneos dentro do corpo humano, eles transmitem informações do cliente ao produtor. Contudo quando a oferta de moeda é alterada, expandida ou retraída, os processos decorrentes são semelhantes a contração de uma doença autoimune, o sistema de informações do corpo destrói a si mesmo podendo colapsar toda a economia gerando escassez geral ou alta de preços.

“Ao traçarmos as fases mais gerais do desenvolvimento do proletariado seguimos de perto a guerra civil mais ou menos oculta no seio da sociedade burguesa vigente ate ao ponto em que estala abertamente uma revolução e o proletariado estabelece seu domínio pela derrubada violenta da burguesia.” – manifesto comunista, parte 1, pagina 76.

R) Neste trecho Marx traça de forma condensada sua profecia contra o capitalismo, de que este seria um sistema pautado na exploração e que em algum momento os explorados iriam se erguer contra os exploradores e com a abolição da propriedade privada seria instituída a utopia da sociedade sem castas. Contudo ao longo da história a profecia de Marx se mostrou profundamente equivocada, primeiramente as revoluções estouraram em países agrários sem industrialização ao invés dos países onde o capitalismo encontrava seu auge. Segundo que ao contrario do que esperava Marx o proletário não empobreceu, na realidade ele e o resto da população onde o capitalismo chegou enriqueceu de forma que a vida de um operário médio brasileiro pode ser considerada a utopia de um camponês medieval.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com