TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MICROECONOMIA

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

MICROECONOMIA

1) Estudamos sobre a questão da escassez, um dos principais problemas da economia. O Petróleo é um fator de produção escasso e, nos últimos anos, seu preço vem sofrendo altas contínuas. Com base nos conhecimento adquiridos nos seus estudos explique, em um texto de no mínimo 15 linhas, quais os efeitos desse fenômeno sobre a economia nacional e mundial. (3 pontos).

Resposta: Sabemos que a escassez do petróleo afetará a economia de todos os países, mesmo que esta escassez esteja acontecendo gradativamente. No Brasil, por exemplo, apesar de o país poder se beneficiar, de certa forma, pois assim poderá exportar o produto, terá de investir muito em tecnologia, tornado-se um desafio e terá também custos muito altos para explorar o petróleo em mares profundos. O Petróleo com sua escassez tende a prejudicar consideravelmente o crescimento global no futuro. Conforme pesquisa, através de relatório divulgado pelo FMI (Fundo Monetário Nacional) em 2011, o Fundo sugere que os países de capitalismo atrasado (como o Brasil, a China, a Índia, etc.) reformulem suas metas econômicas para diminuir o impacto do aumento do petróleo porque com sua escassez seu preço aumentará. Esses países deverão diminuir a produção para se adequarem à escassez de petróleo, em outras palavras é impor a esses países que paralisem a produção para que os países imperialistas, principalmente os Estados Unidos, mantenham sua produção industrial. Outra proposta seria a utilização de outras fontes de energia como o etanol e combustível extraído de leguminosas. 

2) De acordo com nossos estudos sobre as Leis da Demanda e da Oferta, você aprendeu a respeito do funcionamento dos mercados e a formação dos preços na economia. Neste sentido, pesquise na mídia um evento ocorrido nos últimos meses no Brasil que mostram o comportamento da demanda e da oferta relacionados às variações dos preços de algum bem ou serviço. Elabore um texto, de no mínimo 15 linhas, relatando o que aconteceu no mercado nesse período. (3 pontos).

Resposta: Um acontecimento relevante no último semestre foi a considerável diminuição de vendas de carros novos no país. Esta situação se decorre devido o abarrotamento de automóveis nos pátios das montadoras que já visam adotar medidas para equilibrar a oferta. Devido ao desaquecimento da economia e ao endividamento das famílias no país houve uma queda na compra desses veículos. A demanda retraída com o aumento dos carros de em média R$ 1,1 mil mais caros, devido a obrigatoriedade de acessórios de segurança (freios ABS e airbag) a partir de 2014, preferiram comprar o estoque antigo, mas que também em março deste ano também despencou a venda devido aos fatores citados acima.                                                                                                                 Outro fator relevante que causou queda na demanda foi a retirada de incentivos fiscais de IPI o que tornou os veículos ainda mais caros. Com tudo isso, empresários do ramo automobilístico vêem-se obrigados a diminuir a produção, ameaçando, dessa forma, demissões ou férias coletivas à classe metalúrgica. A esperança de muitas montadoras para tentar equilibrar o setor seria facilitar acesso ao crédito através dos bancos com a queda de juros para a demanda aquecendo assim o setor.

<http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2014/04/queda-na-venda-de-carros-no-brasil-obriga-fabricas-a-diminuirem-producao-4480006.html> Acesso em: 02 set. 2014.

3) Demonstre seus conhecimentos adquiridos  em nossos estudos realizando as seguintes questões:

a) Defina em um texto entre 4 e 7 linhas o que é Custo Variável, Custo Fixo e Custo Total? (1 ponto).

Resposta: Custo Variável está diretamente relacionado com a quantidade de produção realizada, eles aumentam quando a produção aumenta ou vice versa, já o custo fixo é independente da produção realizada, ou seja, se a empresa não produzir nada terá os mesmos custos fixos. O Custo total é a soma de todos os custos que uma empresa tem na elaboração de um produto, o gasto total da empresa com os fatores de produção, e ele compõe-se de custos variáveis e custos fixos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (346.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com