TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Desenvolvimento Pessoal

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.765 Palavras (28 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 28

10 de Novembro de 2014

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1

2. DEFINIÇÃO DE CONCEITOS CHAVE 2

3. QUESTÃO 1 6

4. QUESTÃO 2 15

3. CONCLUSÃO 24

4. BIBLIOGRAFIA 26

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objectivo responder a duas questões que se enquadram na disciplina de Técnicas de Desenvolvimento do Potencial. Para responder a estas questões efectuou-se um trabalho de pesquisa. Foram usados como instrumentos de pesquisa, a procura de artigos, documentos e obras de autores que pudessem responder às duas questões. Estas duas questões têm como base os temas que se encontra na recente ciência que foi abordada nesta disciplina, a programação neurolinguística.

Foi com base na investigação do que é a programação neurolinguística, conhecida como PNL, e em alguns dos seus instrumentos que encontrou-se uma resposta para as duas questões colocadas pelo docente.

Procurou-se não só responder as questões, mas também, e fazendo uso dos conteúdos da programação neurolinguista encontrar as soluções para as questões.

De forma resumida as questões abordam, primeiramente os temas de crenças e valores. A Questão parte de uma posição negativista destas e questiona o porquê de tais crenças serem difíceis de serem mudadas. Ora tentou-se responder quais as causas de tal resistência assim como através das técnicas de pnl arranjar-se as soluções para a mudança dessas mesmas crenças.

Na segunda questão abordou-se o situação de o porquê inflexibilidade de certas visões e opiniões e quais as suas consequências. Mais uma vez, parti do pressuposto que deveria responder à questão por si só, mas também ir mais além, e procurar pela solução para a mudança de paradigma, procurar através da matéria de pnl dada na disciplina encontrar a solução para a mudança, ou seja, o porquê de termos que ser flexíveis e quais as formas através da PNL qua podemos usar para criar esta mudança e sermos mais flexíveis.

O trabalho está estruturado em capítulos dos quais primeiramente apresentam-se os conceitos chaves abordados, com forma de contextualizar o leitor e coloca-lo mais enquadrado com os temas. De seguida procedeu-se à resposta das duas questões, e culminou-se com uma pequena conclusão tentando explicar o porquê da importância da pnl no desenvolvimento do potencial e na mudança de cada indivíduo, para si e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento da sociedade em que está inserido. Por último são apresentadas a bibliografia. 

2. DEFINIÇÃO DE CONCEITOS CHAVE

• Programação:

o Refere-se à capacidade do ser humano de receber, processar, armazenar e transformar informações sensoriais em comportamentos, aprendizados. Todas as pessoas possuem o mesmo aparelho psíquico. A diferença entre os resultados que obtemos está nos programas mentais que utilizamos, isto é, na forma como organizamos nossos pensamentos. Todo comportamento é um aprendizado. Todo comportamento é uma experiência neurológica. Ou seja, “Programação” refere-se ao Aprendizado comportamental. (retirado de: http://www.cursocoachingpnl.com.br/oquee.php 08.11.2014)

• Programação (outras definições):

o Programação é a acção e o efeito de programar. Este verbo tem várias acepções, entre elas: idealizar e ordenar as acções que vão ser realizadas no âmbito de um projecto; o anúncio das partes que compõem um acto ou espectáculo; a preparação de máquinas para cumprirem uma determinada tarefa a um dado momento; a elaboração de programas para a resolução de problemas através de computadores (Retirado de:

http://conceito.de/programacao#ixzz3InHzI46R. 08.11.2104)

o Acção ou efeito de programar. (retirado de: http://www.dicio.com.br/programacao/. 08.11.2104)

• Neuro:

o Reporta-se ao Sistema Nervoso Central – SNC, ao cérebro que é o berço da mente. (Seu disco rígido, HD Neural.) O Sistema Nervoso é uma central de comunicação entre mente e corpo. Isso significa que, todas as nossas acções, sejam elas em pensamentos ou em acções dependem dessa intricada combinação de estímulos e respostas. Nosso comportamento é uma resposta a uma experiência neurosensorial. Nossas atitudes e comportamentos são respostas ao processo neuro-associativo, incluindo o sistema sensorial, os cinco sentidos, que funcionam como colectores de informações do mundo externo e de nós mesmos. (retirado de: http://www.cursocoachingpnl.com.br/oquee.php 08.11.2014)

• Neuro (outras definições)

o Termo que indica relação com nervo ou sistema nervoso. (http://www.dicio.com.br/neuro/ 08.11.2104)

• Linguística:

o Refere-se às diversas linguagens usadas na percepção e emissão de informações do e para o meio ambiente: sinais, gestos, tons, sons, imagens, cheiros, gostos, texturas, expressões, temperaturas, sentimentos, emoções, etc. Existem, portanto, a linguagem verbal e não-verbal — linguagem neurosensorial, por exemplo, um sentimento de capacidade ou incapacidade — e é dela que nos utilizamos para nos comunicarmos com o mundo, indica que nossas estratégias mentais e comportamentais são organizadas e sequenciadas através da linguagem e da comunicação intra e interpessoal, nossa percepção interna e externa. (retirado de: http://www.cursocoachingpnl.com.br/oquee.php 08.11.2014)

• Linguística (outras definições):

o É a ciência que estuda a linguagem humana e as diversas formas do ser humano se comunicar entre si, seja esta comunicação escrita, falada, ou através de gestos. Tal ciência é composta por teorias que estudam o seu funcionamento, e como os fenómenos acontecem. (retirado de: http://linguisticaufpi.blogspot.com/2012/10/definicao-de-linguistica.html. Postado a: quarta-feira, 24 de Outubro de 2012. Consultado a: 08.11.2104)

• Programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com