TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

Por:   •  10/10/2021  •  Monografia  •  18.964 Palavras (76 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 76

FÁBIO DO VAL FERREIRA

DO CAFÉ À INDÚSTRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL.


Monografia de Bacharelado em Ciências Econômicas

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

PUC – São Paulo

Outubro - 2014

FÁBIO DO VAL FERREIRA

DO CAFÉ À INDÚSTRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL.

Monografia submetida à apreciação da banca examinadora do Departamento de Economia, como exigência parcial para obtenção do grau em bacharel em economia, elaborada sob orientação do Professor Jason Tadeu Borba.

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

PUC – São Paulo

Outubro - 2014

Esta monografia foi examinada pelos professores abaixo relacionados e aprovada com nota final[pic 1]

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[pic 2]

Autorizo a disponibilização desta monografia na Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da PUC – São Paulo para consulta pública, mas não autorizo sua utilização como referência bibliográfica nem sua reprodução total ou parcial, nos termos da legislação vigente sobre direitos autorais.

São Paulo, ____ de ____________ de 2014.          Assinatura __________________

FERREIRA, Fabio do Val. Do Café à Indústria: Uma Análise Sobre o Processo de Industrialização no Brasil, São Paulo – SP, 2014 [Monografia de Bacharelado – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

RESUMO

Este trabalho faz um estudo histórico do surgimento da indústria no Brasil, analisando desde o sentido da colonização brasileira até os primeiros anos da indústria pós-crise de 1929. Tratando da formação econômica no período de auge e crise da economia cafeeira e a sua relação com o surgimento da indústria nacional.

Através do ponto de vista de duas importantes escolas econômicas que estudam o período temos, os marxistas tratando das relações internas de capital e trabalho e os cepalinos destacando as influências externas, de forma que as duas visões são complementares ao melhor entendimento do surgimento da indústria no país.

Palavras-chave: Indústria, Marxistas, Cepalinos, Crise, Brasil

ABSTRACT

This work is a historical study of the rise of industry in Brazil, since analyzing the meaning of Brazilian colonization until the first years of the Great Depression in 1929. Addressing the economic training industry in the peak and the coffee economy crisis and that’s relation with the genesis of national industry.

Through the point of view of two important economic schools that study this period, there are Marxists treating the internal relations of capital and labor and ECLAC scholars highlighting external influences, so these two points of views are complementary to better understanding the rise of industry in Brazil.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        1

INTRODUÇÃO        2

CAPÍTULO I – Crise da Economia Capitalista Cafeeira        10

1.1 - Crise Cafeeira: Superprodução seguida de queda nos preços do café.        10

1.2 – Economia Cafeeira Capitalista: Criação de condições básicas ao nascimento do Capital Industrial.        16

1.3 - A crise do contraditório processo de acumulação do capital cafeeiro.        21

CAPÍTULO II – Surgimento da Indústria no Brasil        26

2.1 - Crise de 29 e deslocamento do Capital Cafeeiro para a Indústria.        26

2.2 - O Processo de Industrialização Restringida        31

2.3 - O Desenvolvimento da Indústria        35

CAPÍTULO III – Consolidação da Indústria        40

3.1 – A Indústria na década de 30        40

3.2 – Avanço da Industrialização Brasileira        45

CONCLUSÃO        50

BIBLIOGRAFIA        55

APRESENTAÇÃO

           Este trabalho tem como proposta investigar a industrialiação do Brasil, da super produção à crise do café até a consolidação industrial, sob as perspectivas de análises de diversas escolas de pensamento econômico, colocando em pauta a questão de como, segundo as duas principais escolas de pensamento econômico sobre a indústrialização brasileira, o Brasil conseguiu a partir de determinado momento e de condições específicas fazer com que o desenvolvimento nacional se deslocasse da agro-exportação para a indústria.

           Uns ressaltaram o deslocamento do centro dinâmico da agro-exportação para o mercado interno, vide Celso Furtado, e outros consideraram a economia cafeeira e suas relações capitalistas, fundamentais ao surgimento do capital industrial, vide Cardoso de Mello, tendo como hipótese que esses diferentes pontos de vista são complementares um ao outro para o completo entendimento da formação da indústria no Brasil, assim, este trabalho tem como objetivo verificar se esta hipótese é falsa ou verdadeira através de uma modalidade histórica de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.1 Kb)   pdf (351.9 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 75 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com