TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO

Por:   •  12/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO

Jennifer Danieli Pereira Barbosa

JUNIOR, Nonato. Objeto de estudo em secretariado executivo. 2011.10.

[pic 1]A presente resenha tem por objetivo apresentar dados e informações que foram publicadas no artigo de autoria de Nonato Júnior, docente do departamento de secretariado executivo da Unicentro, do Paraná. Através de dados coletados da obra “TGS e Gestão Secretarial” cujo autor é o mesmo, e na qual fora utilizado estudos de bibliografia documentais e de campo, onde os resultados apontaram para a necessidade de demarcação do domínio de conhecimento em secretariado executivo e para a compreensão da assessoria como objeto de estudo dessa área.

De acordo com a implicação histórico-filosófica da pesquisa, a ciência é associada ao conhecimento de secretariado executivo, já que o conhecimento trabalhado na vida acadêmica é de base científica, assim se torna uma resposta às demandas filosóficas de tudo que a sociedade produz na vida profissional e acadêmica. Tendo como base os estudos epistemológicos em secretariado, o autor, minuciosamente, identificou lacunas no estudo acadêmico de conceitos da área secretarial, ingressou em grupos de pesquisa de filosofia e ciências humanas, expôs o seu trabalho e levantou dúvidas sobre os estudos de questões epistemológicas na sociedade.

A partir dos anos 2000 e dos encontros de produção científica de secretariado da UFC, a pesquisa secretariado e ciência trouxe pontos que deveriam ser estudados para a atualização da epistemologia secretarial, traçando objetivos e desafios a serem encarados. A partir de 2002 outras pesquisas foram realizadas a cerca desse assunto, com a finalidade de debater, ampliar e compreender esse mapa de desafios epistemológicos de secretariado. A partir do artigo “Epistemologia do secretariado executivo; por uma teoria do conhecimento secretarial” publicado em 2007, os assuntos tratados durantes esses seis anos de pesquisa, foram expostos diante de uma pesquisa nacional, fazendo assim um marco importante para o secretariado executivo. Em 2009 outro marco importante foi datado, “A fundação da ciência da assessoria “. O autor, com o sucesso da obra teve oportunidade de visitar mais de quarenta universidade pelo brasil, mostrando as ideias do livro, colhendo informações através de diálogos com muitos intelectuais da área de secretariado.

Ao ponto central desta resenha, a assessoria é uma das técnicas secretariais empregadas na rotina de trabalho do secretário executivo. Esta técnica está em constante ascensão no mercado devido às exigências no que consiste na identificação e escolha dos melhores veículos de comunicação e gestão, inclusive na área financeira. O profissional de secretariado executivo é treinado para assessorar executivos, pois possui conhecimentos avançados em economia, finanças, administração, estatística, comunicação, liderança, gestão, assessoria, gerenciando processos, participando do planejamento estratégico e resolvendo problemas, otimizando assim a gestão dos processos dentro de uma organização.

De maneira objetiva o objeto de estudo do secretariado executivo sobre a denominação da assessoria, que engloba três conceitos; assistência, auxílio e ajuda. A assistência refere-se a dar suporte imediato a alguém, o auxílio refere-se a um suporte específico a determinada situação, sendo mais pontual do que o processo de assistência, e por fim, a ajuda implica numa situação humanitária, pois foge do ambiente secretarial, já que pode ser realizado por qualquer pessoa. Nesta perspectiva, não podemos tratar a assessoria como uma área a parte do secretariado, já que é comum em todas as áreas e faz parte do cotidiano trabalhado. Neste processo, entendemos que uma consultoria secretarial ocorre a partir das assessorias e que uma assessoria é importante para o processo de atualização dos profissionais do secretariado executivo, para que exerçam sua profissão com maestria tanto na área da assessoria quanto nas outras áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (99.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com