TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens de uma franquia

Seminário: Vantagens e desvantagens de uma franquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

4

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 PONTOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS EMPREGADA NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES LEVANTADAS NO TÓPICO “PONTOS PARA DISCUSSÃO” DO TEXTO “DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA MARINGÁ”

2.1.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA

Pela leitura do texto sugerido, observam-se as seguintes vantagens:

 Organização do conhecimento: pois permite a troca de conhecimentos entre os seus integrantes podendo assim ampliar o potencial de negócios da marca, uma vez que as práticas que deram certo, como no caso em questão de presentear com um drink o cliente aniversariante, poderem ser difundidas e gerar vantagem competitiva para a marca e seus franqueados.

 Suporte por parte do franqueador: a adesão pela franquia pelo empresário ofereceu a este além das receitas e das marcas de cachaça, treinamento de um mês na sede da rede.

 Redução do risco: o franqueador já possui conhecimento sobre o negócio, o franqueado não atuará sozinho.

Como desvantagens podemos nos deparar com as seguintes situações

 Custo de aquisição da franquia: o Empresário além ter seus gastos para a implantação da empresa, na aquisição de material, de pessoal, nos custos mensais como aluguel, água e energia, tem que se despender do custo de aquisição da franquia.

2.1.2 ANALISE DAS DIVERSAS CAMPANHAS DE ROBERTO AO LONGO DO TEMPO O empresário procurou chamar a atenção dos clientes usando da

5

publicidade como instrumento de divulgação, como por exemplo, em 1996, a promoção „cerveja por hora: beba quantas conseguir‟, veiculada nos principais jornais de circulação da região. Surtindo um aumento no movimento de 25% no mês seguinte a promoção. Tentando atrair um público com mais de 25 anos, financeiramente independente. Roberto, novamente, apostou na publicidade, e desta vez escolheu anunciar em colunas sociais na mídia impressa. O franqueado adotou medidas politicamente simpáticas, como presentear o cliente aniversariante do dia com um drinque da casa.

2.1.3 QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR QUE ALÇARAM A ASCENSÃO  A busca pelo conhecimento: Roberto reconheceu que necessitava de mais conhecimento para atuar, por isso, buscou informações no Sebrae para alavancar seu negócio.  Inovação: fazer uso de tecnologias existente para maior conforto dos clientes, dos empregados e do próprio empresário. Roberto implantou o uso do Pocket PC (computador de mão) no atendimento ao cliente. Os pedidos eram digitados no equipamento, que automaticamente fazia o repasse das informações para o caixa e para cozinha.  Marketing correto: para atrair os clientes, o empresário fez uso da mídia impressa nos principais jornais de grande circulação da cidade, percebeu que o movimento aumentou em 25%, porém era em grande número de jovens universitários. Roberto desejava alcançar pessoas com mais de 25 anos, financeiramente independente. Utilizou da mesma estratégia de divulgação, porém em local diverso, nas colunas sociais.

 Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender.  É preciso traçar metas, ser persistente e acreditar na empresa

6

2.1.4 COMO OCORRE O APRENDIZADO EM UMA REDE DE FRANQUIA O franqueador tem o plano do negócio pronto, e oferece cursos de capacitação para os funcionários e para os franqueados de toda a rede, onde há também uma troca de experiência entre estes, permitindo que ambos trabalhem em um sistema de pareceria, havendo sinergia para desenvolver ampliar a marca.

2.2 TÓPICOS RELACIONADOS COM AS DISCIPLINAS ESTUDADAS. 2.2.1 NA GESTÃO DAS PESSOAS

Depreende-se do texto sugerido que a política de gestão de pessoas empregada por Roberto, há uma preocupação tanto com os clientes quanto com os empregados, quando Roberto implanta o uso do Pocket PC (computador de mão) no atendimento ao cliente, permite assim uma maior agilidade nos pedidos e destina os garçons a sua principal função que é a de levar os pedidos, com isso foi corrigido erros de anotações que chegavam a contabilizar um prejuízo de 5% do faturamento. Há também, a necessidade de parceria com o franqueador, com o objetivo de criar uma marca forte, os franqueados e o franqueador se uniram na fundação de um conselho consultivo em 1997. Este conselho permitiu o surgimento de varias Idéias, como: de novos drinques, promoções como da homenagem ao cliente aniversariante, a criação de um central única de compras para aumentar o poder de fogo da rede, com vistas a redução dos custos.

O processo de atrair clientes se deu através do uso da mídia impressa, como uma forma de divulgação dos seus produtor atraindo tanto clientes jovens universitários, como pessoas financeiramente independentes (através da divulgação em colunas sociais.

2.2.2 DOS PROCESSOS ADMININSTRATIVOS

 Planejar: Roberto acredita que não se planejou muito ao aderir a franquia. Reconhece “Poderia ter sofrido menos”, ponderou. “Recomendaria

7

o planejamento do empreendimento. É preciso traçar metas, ser persistente e acreditar na empresa”, acrescentou. Apesar das dificuldades enfrentadas no inicio, o empresário, ousou, inovou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com