TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Forças Competitivas

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Conceito das 5 forças competitivas?

Destina se a analise da competição entre empresas, essas 5 forças devem ser estudadas para a criação de uma estratégia  empresarial eficiente. Podemos referir as 5 forças como variáveis não controláveis da empresa.

  1. Quais são as 5 forças competitivas?

Rivalidade entre concorrentes

Poder de negociação dos clientes

Poder de negociação dos fornecedores

Ameaça de entrada de novos concorrentes

Ameaça de produtos substitutos

  1. Apresente a definição de cada uma delas.

Rivalidade entre os concorrentes: basicamente é a disputa das empresas ou marcas no mercado, as vezes as industrias competem agressivamente ao preço do produto, inovação e marketing, e também a rivalidade de captar mais clientes o qual é uma força que quem sai lucrando é o cliente com preços mais acessíveis.

Poder de negociação dos clientes:

O poder dos clientes de exigirem mais qualidade por um menor preço, fazendo com que as empresas concorram umas contras as outras fazendo os preços a caírem.

Poder de negociação dos fornecedores:

Fornecedores de matérias primas, basicamente eles podem deixar de trabalhar com determinadas empresas ou ate mesmo cobrar altos preços no seu produto.

Ameaça de entrada de novos concorrentes:

Bom quando a empresa entra em um mercado que a concorrência é pequena provavelmente ela se estabeleça, mas quando entra em um mercado com grandes concorrentes dificilmente ela vai se estabelecer.

Ameaça de produtos substitutos:

Essa ameaça se da em relação as clientes estarem cada vez mais exigentes em relação aos preços, então as grandes industrias criam cada vez mais produtos e serviços com preços mais baixos o exemplo seria os remédios genéricos que hoje no mercado tem preços mais baixos.

  1. Qual o impacto dessas forças para uma indústria/empresa?

A rivalidade entre os concorrentes que será grande dependendo do setor que você deseja entrar no mercado, a rivalidade de captar mais clientes fazendo que você tenho algo de diferencial para oferecer, clientes exigentes em relação a qualidade e preços baixos, e a grande variedade de produtos e serviços no mercado.

  1. Dentro da percepção da equipe, qual a relação do marketing B2B com as 5 forças competitivas?

O que eu pude perceber que a relação do B2B pode desarmar um pouco essas 5 forças pois assim as empresas conseguem controlar o mercado, por exemplo estabelecer um preço igual o qual vai depender de cada empresa oferecer o melhor produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com