TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8 PS DO MARKETING DIGITAL

Por:   •  31/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

MARKETING DIGITAL - SITE

 EMPRESA - BLUE AND ROSE CLOTHING

CONFECÇÃO DE CAMISAS MASCULINAS E FEMININAS

Jonatas

Sylvia Maria

Professor: Alexandre Conte da Nova

Esic Business & Marketing School – Faculdade Internacional / GC 401

1 – Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos dos 8P´s do Marketing Digital.

2 – Referencial Teórico 

“A internet é um dos mais importantes canais do século XXI. Desde o seu surgimento, ela vem revolucionando a vida de pessoas influenciando as instituições de todos os tipos”. (Gilberto Cesar Gutierresz da Costa 2007)

“O acelerado desenvolvimento das tecnologias e das ferramentas que envolve a internet proporcionou o surgimento dos negócios eletrônicos, que estão sendo adotados pelas empresas como estratégia para obter vantagem competitiva, oferecer valor agregado aos clientes ou criar novos modelos de negócios”. (Gilberto Cesar Gutierresz da Costa 2007)

Segundo Torres 2010, “O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas à Internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente de sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que seus clientes conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de comprar a seu favor”. (http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/43710/conceitos-de-marketing-digital#ixzz3lWze9ULu)

Segundo Conrado Adolpho (2011) o Marketing Digita é um “processo circular que se inicia no consumidor e termina no consumidor”. Sendo assim denominado pelo autor como os “8 Ps do Marketing Digital”.  

“Os 8Ps do Marketing Digital propõem um método a ser testado de forma contundente e cientifica, de modo que a empresa aprenda sobre o seu mercado e melhore o seu desempenho a cada nova ação”. Segundo Conrado a “metodologia dos 8Ps faz com que a empresa mantém o foco no método, no conceito, no que deve ser feito. As ferramentas que serão utilizadas para isso podem ser quaisquer que sirvam as definições da empresa a respeito de sua estratégia digital”.

1º P – Pesquisa

Segundo Conrado “se você quer comunicar de forma eficaz, persuadir e vender, primeiro é conhecer profundamente para quem você comunicar a sua marca e seus produtos ou serviços”.

Pode-se usar dados da internet, pistas deixadas pelo consumidor para com isso identificar o comportamento do consumidor a ser atingido.

2º P – Planejamento

O Planejamento é feito com as informações adquiridas na pesquisa e são reunidas e organizadas em um documento com diretrizes do trabalho de toda a equipe, documento layout, palavras chaves para o SEO (Search Engine Optimization), redes sociais, links patrocinados, indicadores medidos no google analytics.

Segundo Conrado “o planejamento deve mostrar como o site se transformara como uma plataforma de negócios”.

3º P – Produção

“O terceiro P cuida da execução. Os seus aspectos, as melhores práticas, a conversa entre cliente e fornecedor e o passo a passo do planejamento” (Conrado 2011)

A produção do site nunca termina, além da construção do site e funcionalidades, otimização de mecanismo de buscas, envolve programadores, profissionais de marketing, de design, de conteúdo, história da marca e empresa e também produtos e preços.

4º P – Publicação

O quarto P é o conteúdo que a empresa disponibiliza para o mercado e para o consumidor para que se fale e recomende. É preciso que esse conteúdo atraia o consumidor na busca do Google, que aja interação e crie relacionamento com a marca.

Para Conrado esse conteúdo deve ser “produzido com o objetivo de agradar dois senhores: o Google e o seu público alvo”.

5º P – Promoção

Segundo Conrado “o quinto P mostra como divulgar a sua empresa se utilizando do poder de divulgação da atividade da empresa”.

É a forma de se comunicar com os consumidores chaves para que se propague comunicação de forma viral.

6º P – Propagação

Na propagação usam-se técnicas para sites, blogs, fóruns e portais falarem bem da empresa e da marca, e se propague o conteúdo.

Para Conrado será no sexto P que “por meio da comunicação pessoa a pessoa, a sua marca ganhará reputação”.

7º P – Personalização

Adapta a comunicação de acordo com cliente, cobre site, e-mail, qualquer forma de contato. Segmentação micro ou até por consumidor. Personalização gera relacionamento e propaganda não.

Segundo Conrado, personalização “é adotar uma comunicação personalizada por meio da segmentação do público-alvo com o objetivo de criar relacionamentos.”

8º P – Precisão

Mensurar ações e resultados, saber o que deu certo e o que deu errado, utilizando dos indicadores definidos no planejamento.

Para Conrado, o oitavo P é “mensurar os resultados das ações para saber o que deu certo e o que deu errado e assim alterar estratégias quando necessário.”

3 – Considerações Finais

Conclui-se que os 8 Ps do Marketing Digital são extremamente importantes para a empresa se tornar competitiva e atraente para o mercado atual. A empresa que investe no marketing digital tem grandes conquistas de novos clientes, pois as redes sociais permitem uma grande interação da empresa com seus consumidores, o que é excelente para criar um relacionamento a longo prazo.

Mas é de suma importância fornecer conteúdo de qualidade e de interesse, para que se torne atrativo aos seus seguidores.

4 – Referências Bibliográficas

Costa, Gilberto Cézar Gutierrez Negócios eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007.

Vaz, Conrado Adolpho Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com