TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE PROPAGANDA BOTICARIO

Por:   •  19/8/2021  •  Abstract  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  2.225 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Exercício de Análise de Propaganda

Alunos(as):_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[pic 4]

  1. Qual o público-alvo dessa propaganda? O que lhe deu indícios disso?

O público-alvo dessa propaganda são mulheres adultas, os indícios se dão pela narrativa e pela imagem, uma mulher adulta, bela como uma princesa e com poderes de sedução de uma adulta.

02) Qual o objetivo principal das propagandas de um modo geral? E desta que está sendo analisada?

Tem como principal objetivo despertar nos consumidores à vontade pelo produto anunciado, ou criar/elevar prestígio ao anunciante, o objetivo principal da propaganda que está sendo analisada é despertar o sentimento de ser desejada pelos homens no público-alvo, utilizando para esse fim o boticário.

  1. Em que elemento da comunicação está centrado o texto?

O elemento principal é o texto verbal (Era uma vez uma garota branca como a neve. Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80m), através dele consegue entender o objetivo da propaganda.

04) Qual a função da linguagem predominante? Comprove da melhor maneira possível:

A linguagem predominante apresenta conteúdos implícitos. A mensagem não diz explicitamente o que se deseja. O anúncio usa de um trocadilho entre a história do conto de fadas e a realidade do público feminino (“Não por ter conhecido sete anões, Mas vários morenos de 1,80 m.”) e o leitor, ao se identificar com a mensagem, decodifica o sentido.

05) Com que outro gênero textual a propaganda dialoga?

A propaganda dialoga com o conto de fadas, pois, remete o leitor ao conto de fadas original, Branca de Neve e os Sete Anões.

06) Qual o sujeito do verbo CAUSAVA? Como ele se classifica?

A garota, sujeito determinado simples.

07) Há, no texto, uma oposição de ideias. Destaque-a:

“Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80m”

08) O que justificar a menção à personagem “Branca de Neve”, do conto de fadas, pela empresa veiculadora da propaganda?

Para o público a narrativa soa familiar, pois, a maioria (senão todas) as pessoas já ouviram a história original do conto quando crianças. Ao mesmo tempo, o anúncio usa da identificação novamente ao trazer a narrativa do conto de fadas para a realidade do público adulto feminino: o de conquista de homens.

09) O slogan da marca diz que “Você pode ser quem você quiser”. Você concorda que a beleza pode oferecer a uma pessoa o que ela quiser? Justifique:

A beleza pode sim ser um fator facilitador para alguém alcançar seus objetivos, mas não é critério para alguém alcançar o que quiser, fatores como conhecimento e dinheiro podem ser mais eficazes quando o assunto é ter o que quer.

10) Qual a ambiguidade presente no slogan citado na questão anterior?

A ambiguidade presente no slogan (Você pode ser o que quiser) está no objetivo da propaganda de influenciarem as pessoas a terem o desejo de utilizar o produto para ser como a mulher do anúncio.

11) O que representa a maçã nessa propaganda? Quem estaria entregando a mesma, afinal?

Analisando os seus aspectos de conteúdo, observamos que alguém oferece uma maçã para a moça, e de acordo com o conto de fadas, esta maçã está envenenada. Trazendo isto para o contexto da propaganda, percebe-se que a maçã é a inveja das outras mulheres, pelo fato de que a mulher que usa os produtos de O Boticário (a própria “Branca de Neve”) consegue conquistar vários homens, o que é citado no corpo do texto ( [...] “Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80m”).

12) Em “era uma vez uma garota branca como a neve” que figura de linguagem aparece? Explique:

Comparação que é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa, nesse caso “uma garota branca como a neve” que compara a cor da garota com a cor da neve.

13) Qual o slogan destacado nessa propaganda? O que você achou dele?

O slogan é “Você pode ser o que quiser”, acho um slogan com forte presença de persuasão que causa um desejo no consumidor de utilizar os produtos da marca para ser o que quiser.

14) Que características de texto publicitário estão presentes neste anúncio?

A mensagem contida no anúncio, desperta humor no público. Começa contando a história original do conto, e posteriormente, a mensagem desencadeia para um final imprevisível. A inveja que cerca a Branca de Neve não é pelos sete anões e sim pelos morenos de 1,80 m. Há essa quebra de expectativa. Um diálogo entre a narração original e a mensagem publicitária criada. Há, portanto, uma intertextualidade.

15) A imagem dessa propaganda nos remete a um outro texto (a serpente oferecendo o fruto proibido à Eva). Esse fato constitui um caso de paródia, intertextualidade ou contextualização? Justifique.:

É um caso de intertextualidade, pois é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente. Nesse caso ela se manifesta de modo implícito, sendo identificada somente por quem já conhece a referência.

16) Quais os recursos utilizados para “seduzir” o consumidor?

O anúncio se baseia em mecanismos de identificação, pois, remete o leitor ao conto de fadas original, Branca de Neve e os Sete Anões, trazendo a narrativa do conto de fadas para a realidade do público adulto feminino: o de conquista de homens.

17) Qual a importância da conjunção adversativa presente na propaganda?

A conjunção adversativas presente na propaganda é: mas, que por sua vez é importante para dar a ideia de oposição de ideias e contraste na frase.

18) A propaganda estabelece intertextualidade com um conto de fadas: Branca de Neve. Analisando as imagens de Branca de Neve no conto e na propaganda, marque V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmativas:

A( v ) Ambas as personagens são femininas.

B( f  ) Ambas as personagens são frutos da imaginação.

C(v ) Uma personagem tem o semblante da pureza e a outra, o da sedução.

D( f  ) Ambas as personagens são tentadas a comer um fruto: a maçã.

E( f  ) A maçã, nas duas situações, apresenta o mesmo significado.

 Marque a sequência correta, de acordo com o seu julgamento das afirmativas acima:

A (   ) V, V, V, V, V

B (   ) V, F, V, F, V

C ( x  ) V, F, V, F, F

D (   ) V, F,F,V, V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (346.8 Kb)   docx (286.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com