TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra - Análise

Artigo: A Arte Da Guerra - Análise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DA OBRA:

A questão principal da obra de Sun Tzu, é a Guerra, que é considerada pelo autor como uma questão vital ao estado; um assunto de vida ou morte, a estrada para sobrevivência ou para a ruína. Consequentemente, é imperativo que seja estudada completamente.

O texto mostra de forma clara o que de fato leva um adversário a ser vitorioso, ele também atenta para os erros cometidos por alguns administradores tentando fazê-los corrigi-lo e evitá-lo.

Para Sun Tzu a guerra é uma questão de vida ou morte. Assim, o autor afirma que existem cinco fatores fundamentais e as comparações destes fatores servem para averiguar os resultados de uma guerra. Esses fatores são: político; o tempo; o terreno; o chefe e a doutrina.

No que se refere ao fator político, o autor observa que, a política representa a real causa das pessoas para estarem em paz com a regra delas de forma que todos a seguirão e sem medo de qualquer perigo.

O Tempo é o segundo fator observado por Sun Tzu. Como o próprio nome diz, o tempo é noite e dia, frio e calor, dias bons e ruins e mudança de estações.

O Terreno também é um fator importante para ser observada na guerra, pois ele representa as distâncias, no chão que é atravessado com facilidade ou dificuldade e para se estar aberto ou fechado e influenciar suas chances de vida ou morte.

O Chefe é o terceiro fator demonstrado por Sun Tzu. Esses indivíduos representam as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e exatidão.

E por fim, o último fator observado por Sun Tzu, a Doutrina. Esta representa o método e disciplina a disposição do exército, as graduações de postos entre os oficiais, os regulamentos de rotas de provisão, e a provisão de materiais militares para o exército.

Estes cinco fatores devem ser familiares a cada General, quem os conhecer será vencedor. Pode-se comparar o primeiro, o fator político a algum fator dentro de uma empresa, que é a razão da existência da empresa, seu propósito, se um funcionário trabalha bem, podemos sempre contar com ele. A missão corporativa inclui a missão, que possibilita que seus administradores e funcionários sigam um caminho que levará ao sucesso da empresa, concentrando esforços em um único foco, o tempo, pode ser compreendida como os fatores de ambiente externo à empresa (consumidores, concorrentes, depto. comercial, fornecedores). O terreno, pode ser comparado ao mercado de atuação da empresa. Se a empresa decide desenvolver um produto, é fundamental que ela estude a concorrência, (Pois quem conhece o inimigo, pode se sair bem.) o consumidor, o ponto de venda, não esperando que o mercado se adeque ao produto, é necessário desenvolver um produto que satisfaça as necessidades e desejos do consumidor.

O chefe, que pode ser comparado ao administrador da empresa (o comandante), com visões estratégicas e bem planejadas com papéis de liderança na definição da missão da empresa; na análise competitiva e nas situações específicas dos negócios; no desenvolvimento de projetos, metas e estratégias; na definição de produto, mercado, distribuição e dos planos de qualidade para implementar as estratégias da empresa. A doutrina, estabelecimento de Unidades Estratégicas de Negócios pode muito bem ilustrar essa citação de Sun Tzu, pois se as empresas administram vários negócios, nada mais prático é eficiente do que criar divisões de trabalho (Ex.: Departamentos). Cada uma com sua própria estratégia, planos e responsabilidades e objetivos, que facilitarão a identificação de ameaças e oportunidades dos produtos e serviços.

Esses são os principais fatores e quem os dominam, ganham; esses que não o fazem são derrotados. Então, ao elaborar algum plano, compare os seguintes elementos, os avaliando com um cuidado extremo. O método supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.

· Qual dos dois está impregnado com a lei moral?

· Qual dos dois Generais tem mais capacidade?

· Com quem estão as vantagens mais oriundas do céu e a terra?

· Em que lado a disciplina é mais rigorosamente aplicada?

· Quais exércitos são mais fortes?

· De que lado há oficiais bem mais treinados ?

· Em que exército existe a absoluta certeza de que o mérito será mais apropriadamente recompensando e o demérito punido sumariamente?

Por meio destes sete elementos, é possível prever qual lado será o vitorioso e o que será derrotado.

Toda operação militar tem o logro como base. Por isso, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estivermos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe; quando longe, devemos fazer acreditar que estamos perto.

O general que vence uma batalha fez muitos cálculos no seu templo, atende a deliberação e está seguro de ganhar. Tal um general deveria ser retido no comando. Um que ignora a deliberação é certo ser derrotado. Tal pessoa deveria ser despedido. Golpeie o inimigo quando ele estiver em desordem. Se prepare contra o inimigo quando ele estiver seguro em todos os pontos. Evite o inimigo quando ele for mais forte. Se seu oponente for de temperamento colérico, tente o irritar. Se ele for arrogante, tente encorajar o egoísmo dele. Se as tropas inimigas buscarem bem preparadas reorganização, tente os usar abaixo. Se eles estiverem unidos, tente semear desunião entre eles. Ataque o inimigo onde ele é desprevenido, e se apareça onde não lhe esperam. Estas são as chaves para uma vitória estrategista.

Agora , se as estimativas que fizeram antes de uma batalha indica vitória, é porque há um espetáculo de cálculos cuidadosos e que suas condições são mais favoráveis que esses de seu inimigo; e se eles indicarem derrota, é porque cálculos cuidadosos mostram que condições favoráveis para uma batalha são menores. Com cálculos mais cuidadosos, pode ganhar a pessoa; com menos, não pode nenhuma pessoa. Quanto menos cálculo uma pessoa faz, menos chance de vitória tem.

Geralmente, na guerra a melhor política é levar um estado intacto. Capturar o exército inteiro do inimigo é melhor que destruí-lo; levar intacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com