TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO É IMENSURÁVEL

Por:   •  11/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

        A contribuição da tecnologia no desenvolvimento do ser humano é imensurável. Com o decorrer do tempo, as tecnologias foram chegando para facilitar a vida das pessoas ao redor do mundo. Às vezes nem nos damos conta disso, mas é facilmente perceptível quando acaba a energia elétrica, que não passa de uma tremenda tecnologia. Na locomoção e transporte a tecnologia também se mostra tão presente, que muitos anos atrás, não seriam possível imaginar veículos movidos à eletricidade, e hoje isso já é uma realidade.

        Mas agora chega de falar da tecnologia de uma forma tão abrangente, e vamos focar na tecnologia na comunicação. Abranger os benefícios e os malefícios que ela proporciona. Sem dúvida nenhuma que a tecnologia aproximou as pessoas. No começo da história, seria impossível conversar com pessoas de outra cidade, se não tivesse um meio de transporte que possibilitasse essa comunicação. Teve a época de jogar uma garrafa no mar com a mensagem e o mar levaria essa mensagem para a pessoa, mas isso dependeria da força do mar e a chegada era totalmente incerta. Nenhum pouco tecnológico. Teve também a época do pombo correio, que qualquer fatalidade que ocorresse com o pombo e a mensagem não era entregue ao destinatário. Também nada tecnológico. Até que o ser humano, com seu potencial, foi amadurecendo e expandindo seu conhecimento, então começaram as cartas, depois as ligações. Sem dúvida nenhuma a telefonia foi um avanço tremendo, facilitava e possibilitava a comunicação com qualquer pessoa que também tivesse um telefone em casa.

        Mas a tecnologia não parou por ai... Teve a tecnologia no radio e na TV, levando conhecimento, cultura, entretenimento, atualidades para todos os espectadores. Esses equipamentos foram sofrendo alterações positivas no decorrer dos anos, de acordo com a aceitação do povo e passaram a ocupar menos espaços nas casas.

        Chegaram então os computadores e celulares. Extrema tecnologia quando se lembra dos meios de comunicação usados no começo. Algo que ninguém imaginaria naquela época. Com eles, veio também a, hoje, imprescindível internet. E aí que entra a parte boa e a parte ruim da tecnologia. A parte boa, sem dúvida é a aproximação de qualquer pessoa, em tempo real, independente de onde esteja. A informação chega onde tem que chegar. A parte ruim é a dependência que ela causa nas pessoas. Mas aqui vamos focar nos benefícios da tecnologia.

        Em um mundo capitalista, quanto mais rápido uma mensagem chegar em vários grupos, melhor é. A tecnologia auxilia nos lucros, na visibilidade e na rentabilidade de determinado produto ou serviço. Com tecnologia conseguimos tornar atraente o que talvez deixou de ser atraente para nós e talvez passar aquilo para frente. Com tecnologia conseguimos informar as pessoas e compartilhar conhecimento.

        As redes sociais são um grande passo tecnológico. Elas proporcionam uma enorme interação pessoal ou profissional. Hoje é muito mais fácil falar com amigos, colegas, fazer entrevistas de emprego, conversar com SAC de empresas, negociar, enfim, infinitas coisas são possíveis dentro das redes sociais. Talvez o seu maior inconveniente é a perda da privacidade, até onde chega o limite estipulado.

        O importante mesmo é saber usar a tecnologia de modo à contribuir para o crescimento pessoal e profissional, tendo em vista que no atual mundo globalizado, e estando numa sociedade capitalista, o crescimento é necessário, questão até mesmo de sobrevivência. Então se usar tudo o que é proporcionado de maneira saudável, todos só teremos benefícios com a tecnologia.

REFERÊNCIAS

http://www.ideiademarketing.com.br/category/internet-2/

http://technicaeevolution.blogspot.com.br/

https://www.oficinadanet.com.br/post/11764-processo-de-evolucao-tecnologica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com