TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência do Consumo

Por:   •  18/10/2015  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

IASP

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PAULO VICTOR MACEDO MORAIS

RESENHA: A CIÊNCIA DO CONSUMO

HORTOLÂNDIA

2015

A CIÊNCIA DO CONSUMO

O documentário nos mostra que são vários os motivos que levam as pessoas as compras, seja por necessidade ou lazer, o consumo está embutido na sociedade moderna.

Em geral as compras são uma atividade rotineira, mas não temos total controle sobre elas como muitas vezes pensamos, tanto que na hora de compra entramos no que os cientistas chamam de “modo beta” e passamos a operar em um estado subconsciente enquanto realizamos compras habituais, um simples experiência demonstrada no documentário mostrou que ao retirar alguns itens de seus setores nos supermercados e transferi-los para setores totalmente diferentes, nenhum consumidor e mesmo funcionários do mercado notou que esse itens estavam fora de seus locais, nós mostrando assim que fazemos compra no automático sem realmente refletir nos produtos ao nosso redor.

No comercio tudo é um campo de batalha, sempre planejado para atrair mais e mais consumidores, desde lugar onde estão expostos os produtos no ponto de venda até os cheiros e aromas que sentimos nas lojas, tudo é extremamente estudado e calculado para atingir um maior numero de clientes.

Por isso conceitos como a AIDA são tão importantes para marcas e lojas que buscam atrair consumidores como abelhas ao mel, AIDA significa ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO, AÇÃO, atrair atenção do cliente é o primeiro passo o capturar por isso o imagem, design e boa aparecia são primordiais, ao atrair a atenção mostrar o que o produto é feito pensando nas necessidades do cliente o cativa e gera o desejo que o impulsiona a agir tornando a compra real e fazendo com que este volte mais vezes.

Dessa forma o documentário deixa claro que o consumo de certas marcas ou serviços são uma forma mais rápida de dizer quem somos, é fazer parte de um estilo de vida, é mostrar do que gosta ou com o que se identifica, por elas(marcas) você pode fazer parte de um determinado grupo ou ser excluído dele.

No final a um hierarquia defina pelas marcas através de um status social que elas proporcionam, onde as pessoas acabam comprando para ter confiança.

Enquanto para algumas pessoas o consumo é apenas um modo de vida e de prazer para outros irem as compras não é somente uma simples tarefa e sim uma atividade de risco.

Às vezes este ato pode fugir do controle e acabam se tornando pessoas obcecadas com o consumismo desfreado, buscando preencher um vazio que acham que podem encher com prazer de gastar, felicidade momentânea ou o falso poder e status que o consumo as dá.

O real problema é que muitas vezes compramos muito além de nossas necessidades, além daquilo que realmente precisamos para viver e raramente paramos para pensar sobre isso.

Somente quando paramos para refletir que temos que consumir para viver e não viver pra consumir e começarmos a analisar nossos atos em um consumo consciente e inteligente poderão deixar o “modo beta” e passar para o “modo alfa” onde temos ciência do verdadeiro consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com