TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cognição Social

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM GRADUAÇÃO EM

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PSICOLOGIA SOCIAL

TAYANE CLER

DAIANE SOUZA

YURI BRAGA

PAULO VITOR PEDREIRA

Resumo acadêmico realizado para a

graduação em publicidade e propaganda,

disciplina introdução a psicologia.

Profª: Zilda Soares.

FEIRA DE SANTANA

23/09/2015

COGNIÇÃO SOCIAL

É a forma como as pessoas pensam acerca de si próprias e acerca do mundo social. Mais especificamente, descreve a forma como selecionamos, interpretamos, relembramos e utilizamos a informação social para fazermos julgamentos e tomarmos decisões.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO PERCEPTIVO

Nossos órgãos sensoriais são simultaneamente atingidos por uma variedade de estímulos, denominando-se seletividade perceptiva. Como por exemplo, conversar com uma pessoa, onde concentramos apenas os estímulos que partem dela, embora nossos órgãos sensoriais estejam sendo atingidos por várias outras estimulações auditivas, visuais e etc.

As experiências passadas facilitam a percepção de estímulos com os quais tenhamos anteriormente entrado em contato. Os comportamentos aprendidos através de reforços serão mais facilmente percebidos ou emitidos em situações diversas, a experiência passada influi no processo perceptivo, os fatores presentes também são capazes de predispor a pessoa a determinadas percepções.

Estado de fome, sede, pobreza, depressão, cansaço entre outros, também são capazes de predispor a pessoa a determinadas percepções.

A PERCEPÇÃO DE NÓS MESMOS E A FORMAÇÃO DO AUTOCONCEITO

A psicologia social tem dedicado crescente importância à ideia de autoconceito. Embora o autoconceito, ou seja, a imagem que fazemos de nos mesmos, seja objeto de estudo de outros setores, dois fatores levaram os psicólogos sociais a se interessarem mais e mais por este construto. São eles:

Nosso autoconceito é formado, em grande parte, pela comparação com outras pessoas;

Nosso autoconceito é de extrema relevância em uma variedade de situações sociais.

É através da percepção de nos mesmos e da percepção de como nos relacionamos e nos comparamos com os outros que nosso autoconceito se forma. A pergunta inicial que deflagra todos os questionamentos em torno deste tópico é bem simples: ‘’Quem sou eu?’’ As respostas podem começar pelos aspectos físicos, características de personalidade, hábitos, ideário politico, etc.

Introspecção, autoconsciência, observação de nosso próprio comportamento e de nossas reações emocionais, a reação daqueles que nos cercam. A introspecção refere-se ao processo de ‘’se olhar para dentro’’ e tentar discriminar nossos pensamentos, emoções e motivações.

Possuímos um eu real e um eu ideal. O primeiro consiste do conhecimento que temos de como somos, o segundo refere-se ao que gostaríamos de ser.

PERCEPÇÃO DE PESSOAS

O processo de percepção de pessoas difere de percepção de coisas. No caso de percepção de pessoas destaca-se a ênfase na atribuição de intenções, ademais, as pessoas são percebidas como também capazes de perceber, e de mudar com certa frequência. Todas estas características importantes estão ausentes no caso da percepção de coisas.

Nós tendemos a desenvolver nossas próprias ‘’teorias de personalidade’’ que nos facilitam a percepção dos outros. Segundo Brunes e Tagiuri (1954) e a ‘’ teoria implícita de personalidade’’ associamos determinados traços a outros e esperamos certa coerência entre eles. Essa teoria se manifesta muito caracteristicamente na dificuldade que temos em mudar nossas primeiras impressões de outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com