TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrategia e Gestão - Paqueta

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

[pic 1]

MARCOS ROTAVA

JÉFFERSON MODZEIESKI

DAFNE PIRES

                               ESTRATÉGIA E GESTÃO

                                                       PAQUETA

Canoas

2017/1

O início​​​​

Tudo começou em 20 de junho de 1945, em Sapiranga/RS, com dois empreendedores que iniciaram as atividades da fábrica a​​artesanal de calçados Müller&Wagner. Um início modesto, em um galpão onde os sócios, e muito amigos, Arlindo Müller e Hugo Wagner, produziam cinco pares de calçados por dia, que eram oferecidos às sapatarias de Porto Alegre. 

Um ano após a fundação, entram para a sociedade as famílias Weber e Strassburger, como sócios capitalizadores. Movimentos que antecederam um período muito importante para a história da Empresa: a década de 50, marcada por duas significativas mudanças. Hugo Wagner vende a sua parte na sociedade para Arlindo Weber. Em seguida, por sugestão do sócio Waldemar Strassburger, a Müller&Wagner passa a se chamar Paquetá Calçados, nome inspirado na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Tem início então, uma fase de crescimento: os pedidos aumentam e novos colaboradores são contratados.

Década ​de 60

Neste período, já mais estruturada, a Paquetá inaugura uma nova sede em Sapiranga e adquire um curtume, garantindo a matéria-prima para a fabricação de calçados.

Em um momento em que a economia estava totalmente voltada para a indústria, Arlindo Weber vislumbrou o futuro e apostou no varejo. Foi quando convidou Remy Strassburger, filho de Waldemar, para abrir um ponto de venda localizado na BR 116 que venderia calçados fabricados pela Paquetá. Este foi o início da rede de Varejo, que no futuro passaria a ser uma importante Unidade de Negócio para a Empresa.

Década de 70

Em sua terceira década de história, as vendas para o exterior já são regulares e a capacidade produtiva da Paquetá é 100% destinada para uma companhia de exportação: a Topázio. Com a marca Nine West, o agente tornou-se responsável pelo abastecimento de pedidos naquela época.

Ao final da década de 70, como forma de ampliar suas atividades, a Paquetá concentra sua força prioritariamente na exportação de calçados, que tem como principal mercado os Estados Unidos. No mesmo período, o ramo agropecuário chamou a atenção dos sócios, que decidiram adquirir fazendas no Estado do Mato Grosso do Sul.

Década de 80

Com uma veia empreendedora muito forte, a Paquetá não deixou oportunidades de negócios passarem despercebidos. A novela Dancing Days, sucesso na década de 70, inspirada no filme “Os Embalos de Sábado à Noite”, foi o meio que despertou o interesse de Arlindo Webber pela marca Dumond. E então na década de 80, esta passa a fazer parte da Paquetá, onde cresceu e se desenvolveu entregando hoje produtos de desejo às consumidoras mais antenadas em moda.

A Indústria e o Varejo Paquetá vivem, na década de 80, uma importante fase. Na Indústria, a atenção está voltada à exportação de marcas de terceiros. No varejo, para sustentar o boom lojista em um mercado em grande transformação, nasce a Paquetá Esportes, voltada a atender os consumidores que começam a encontrar na prática esportiva, um estilo de vida e uma forma de ficar com o corpo mais bonito.

Com o expressivo crescimento do Varejo Multimarcas da Paquetá, em 1985, Lioveral Bacher – genro de Arlindo Müller – é convidado para atuar ao lado de Remy Strassburger. E ao final dos anos 80, Jorge Strassburger assume o lugar do pai, Sr. Remy, passando a atuar ao lado de Lioveral no Varejo.

Década de 90

No início da década de 90, a Paquetá vivencia a perda de Arlindo Webber, até então Diretor Presidente do grupo, conhecido como uma pessoa visionária e idealizadora. O seu lugar é assumido por seu genro, Sr. Adalberto Leist, atual Presidente da Empresa.

Apesar da mudança de gestão, a essência Paquetá e sua visão de longo prazo é preservada, características comprovadas com uma séria de importantes marcos ocorridos ao longo dos anos 90, como:

Anos 2000

A virada de século foi mundialmente marcada pela entrada da tecnologia na sociedade. E enquanto o mundo se transformava e se adaptava a estas modernidades, a Paquetá buscava cada vez mais diferentes formas de atuar no mercado. As transformações eram muitas e ocorriam rápidas demais e os ambientes corporativos precisavam se adaptar ao cenário que estava sendo construído.

Não diferente, os anos 2000 foram muito marcantes na história da Paquetá, que esteve em constante evolução em todas as suas esferas de negócios.

Em 2012, como desdobramento de um processo de sucessão realizado com os pés muito firmes, a Paquetá estabelece um novo nível hierárquico em sua estrutura. É estabelecida uma Vice-Presidência, representada por Tobias Leist, com uma atuação muito próxima às Unidades de Negócio Varejo Multimarcas, Private Label Feminino, Private Label Esportivo, Marcas Próprias Femininas, Marcas Próprias Infantil e Serviços Financeiros. Clique aqui e confira o atual organograma​ da Empresa.

Uma empresa forte, sólida e que traz como valores o RESPEITO ÀS PESSOAS, a PERPETUIDADE DO NEGÓCIO, a INTEGRIDADE, o TRABALHO e o EMPREENDEDORISMO Tem a base necessária para continuar evoluindo com raízes provenientes de uma história familiar.

História esta que não chega ao fim, pois segue em constante transformação, evoluindo em seus processos e seu jeito de ser. E você está convidado a fazer parte de tudo isto, dando continuidade a esta construção diária, feita a muitas mãos, com muito compromisso, competência e dedicação

FONTE:

Site Paquetá:  www.lojaspaqueta.com.br

                             Macroambiente

     Variável

         Indicador

  Tendência

Ações

Econômica

Crescimento do PIB

Oportunidade

Com a previsão de um leve crescimento do PIB para 2017, a venda deve ser estimulada cada vez mais nas lojas.

            Inflação

Ameaça

Ter controle entre a oferta e a demanda para amenizar os efeitos da inflação.

Legal

CDC

Ameaça

Prestar um serviço e ter produtos de qualidade, em conformidade com o CDC, para evitar problemas com o consumidor.

Legislação trabalhista

Ameaça

Ter cautela em relação a legislação, e no relacionamento com o funcionário e suas funções. Para assim, tentar evitar futuros imbróglios.

Política

Carga tributária

Ameaça

Conceder descontos em compras á vista, visando abater parte da carga tributária embutida no preço do produto.

Juros

Oportunidade

Praticar uma taxa de juros moderada a clientes inadimplentes, afim de ter as dividas quitadas e não perder o cliente.

Tecnológica

Robotizações

Oportunidade

Oportunidade para analisar o que as robotizações agregariam aos serviços.

Automação de serviços

Oportunidade

Automatizar serviços e processos para melhorar o atendimento ao cliente.

Social

Taxa de desemprego

Ameaça

Estimular formas de acesso ao crédito, tendo em vista a alta margem de desemprego.

Clima

Oportunidade

A cada estação do ano, a venda de produtos característicos é estiulada.

Demográficas

Expectativa de vida

Oportunidade

Com o aumento da expectativa de vida, ter excelência no atendimento a qualquer faixa etária.

Crescimento populacional

Oportunidade

Buscar sempre novos públicos em vista do crescimento populacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (228.4 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com