TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Ominichanel

Por:   •  24/11/2022  •  Dissertação  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia Sebrae

Marketing

Promoção e Comunicação

Resenha Crítica

Mercado Ominichannel

Fernando Marques

Prof: Solemar Garcia


_______________________________________________________________________


 http://fatecsebrae.edu.br/ Alameda Nothman, 598 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01216-000- Tels.: (11) 3224-1266

FATEC Sebrae – Curso de Tecnologia em Marketing

Sumário

1 – Introdução .......................................................................... 3

2 – Mapa Mental ...................................................................... 4

3 – Resenha Crítica ................................................................... 6

REFERÊNCIAS ........................................................................... 9

FATEC Sebrae – Curso de Tecnologia em Marketing

  1. Introdução

       Todos os dias somos impactados por campanhas de diversas empresas em vários canais de comunicação, seja ela feita por redes sociais, pela TV, por mídia off como banners, outdoors ou até mesmo por um panfleto que recebemos quando estamos caminhando na rua, no mercado ou no shopping. Você já se perguntou, como uma empresa pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e qual estratégia ela está utilizando?

        O nome dessa estratégia é Omnichannel, que de acordo com Douglas da Silva (Web Content & SEO Associate, LATAM), Omnichannel é uma estratégia que utiliza todos os canais de comunicação de uma empresa de modo integrado e sincrônico. Ela tem como objetivo fortalecer a relação cliente empresa e, para isso, busca oferecer uma vivência consistente em todos os canais.

    Para entender um pouco mais sobre esse tema e como essa estratégia está inserida no mercado hoje, escolhi um artigo da revista cientifica Zoom Business Review, publicado em março de 2022 por Guilherme Juliani de Carvalho da Universidade Paulista, com o seguinte tema “ A relação entre o comportamento do consumidor e o Omnichannel” . Esse estudo fomenta a forma do risco percebido pelo cliente no processo de compra em toda a sua jornada, além da ligação direta com os canais de informação que o cliente está inserido, como ele enxerga essa vantagem e quais são os riscos envolvidos nesse processo.

    Elaborei um mapa mental desse artigo, onde encontramos ponto chaves para a construção de todo esse processo.

FATEC Sebrae – Curso de Tecnologia em Marketing

2 – Mapa Mental (Omnichannel)

[pic 2]

Link para visualização do mapa mental:

https://miro.com/app/board/uXjVO1q6qNs=/?share_link_id=172746240782

[pic 3][pic 4]

FATEC Sebrae – Curso de Tecnologia em Marketing

  1. Resenha Crítica

  O mercado global está numa evolução constante, empresas precisam se desenvolver cada vez mais rápido, elaborar técnicas e estratégias mais agressivas para ficar mais próximas do “Top of Mind” no poder de escolha e percepção dos clientes. O comportamento do consumidor está cada vez mais exigente em busca de um misto de agilidade e qualidade, com a globalização, a concorrência cresceu em diversos setores e as empresas precisam alinhar sua estratégia não somente para altos investimentos e, mídias, comunicação como era feito antes, o foco está em ser o “diferencial” no mundo dos iguais e se adequar ao comportamento humano, se colocar no lugar do cliente e buscar não somente a venda, mas a satisfação total do seu cliente. Hoje a fidelização é mais fundamental do que somente lucro, pois para gerar crescimento precisa ter um relacionamento, hoje as empresas precisam entender antes de vender, devem alinhar com muito estudo a melhor e mais correta forma de chegar no consumidor, e precisam alinhar estratégias personalizadas cada vez mais fortes por conta da concorrência, mas nem sempre foi assim, de acordo com Guilherme Juliani, ele descreve no artigo que “antes de meados do século XX, as empresas estavam focadas em promover os seus produtos analisando a relação entre oferta e demanda, e desprezando o comportamento individual de seus clientes. Nestas ações estavam o investimento massivo em propagandas em diferentes meios de comunicação e ações promocionais que motivavam o consumidor.”

     Podemos dividir em algumas etapas o processo que uma empresa deve seguir de acordo com a Teoria do Risco percebido abordada no artigo estudado.  

[pic 5]

Primeiro ela precisa entender em qual nicho o seu negócio se enquadra em relação ao valor percebido pelo seu consumidor, essa é a uma chave fundamental para entender tudo o que motiva o seu cliente a entrar na jornada de compra do seu produto, por exemplo: Qual é o valor agregado do seu produto? Em qual canal da estratégia Omnichannel ele está inserido? Em qual canal ele mais converte? Qual comunicação usar? Esse é um processo fundamental pois entender esse risco é mais relevante do que estar presente em todos os canais de comunicação.

[pic 6]

Antecipar os riscos pode colocar a empresa em um outro nível, pois seus consumidores quando tiver de acessar o seu canal de vendas, estarão convictos que de fato o seu produto é o que irá satisfazer a sua necessidade naquele momento.

[pic 7]

   Analisando as informações do artigo e aplicando ao mercado atual, podemos concluir que o comportamento de consumo que a estratégia omnichannel oferece aos consumidores possibilita uma vasta variedade de informação, tanto de compra quanto de pós-compra, com diversas oportunidades de conveniências e riscos aos consumidores. O consumidor pode utilizar o canal que lhe ofereça mais praticidade para coletar informações sobre produtos, como entregas, devoluções, reputação da empresa, entre outras informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (613.1 Kb)   docx (546.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com