TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  11/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.787 Palavras (20 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 20

Estrutura e Processos Organizacionais

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO

Organizações X Empresas

Organização: entidade que reúne um grupo de indivíduos para que determinadas coisas sejam feitas (ex.: igreja, órgãos públicos, associações de moradores, ONGs e empresas com fins lucrativos).

Empresa: entidade que reúne indivíduos para o cumprimento de objetivos comerciais (ex.: Coca-Cola, GM, Natura).

  • Toda empresa é uma organização, porém nem toda organização pode ser chamada de empresa!

Estrutura física e hierárquica/funcional

Uma estrutura organizacional é proposta como a “forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”. Ou seja, são diretorias, gerências, chefias, supervisões, etc.

A estrutura organizacional é representada, em primeiro lugar, pelo organograma, que busca retratar as interfaces e as hierarquias dos setores.

Principais fatores que devem ser considerados na definição da estrutura organizacional são:

  • o seu tamanho;
  • a tecnologia que ela utiliza;
  • o seu negócio ou a sua área de atuação e
  • os desafios que o ambiente competitivo provoca.

Eficiência X Eficácia

[pic 1]

Organização como Sistema: Ambientes Interno e Externo

Os sistemas são partes ordenadas de elementos que se encontram inter-relacionadas e que interagem entre si.

[pic 2]

A organização, assim como o nosso corpo, é um sistema aberto, pois existe em um ambiente com troca constante.

Pontos de atenção são necessários em relação ao estudo das organizações enquanto sistemas:

  • A mesma interação que fortalece também pode destruir
  • As organizações convivem em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado
  • Competir e vencer significa desenvolver capacidades com agilidade e estar sempre preparado
  • Organizações enfrentam constante necessidade de reorganização de estruturas e processos

Teoria das contingências
Organizações se tornam mais eficientes quando as suas características estão adequadas ao ambiente. Elas devem buscar aumentar a sua flexibilidade, pois as mudanças devem ser realizadas de forma ágil sempre que necessárias

[pic 3]

Pilares da Estrutura Organizacional

As estruturas e os processos organizacionais definem como as tarefas serão formalmente distribuídas, divididas, agrupadas e coordenadas. As estruturas são fundamentadas em seis partes.

  1. Especialização do Trabalho: Indica até que ponto podem ser subdivididas as atividades e separadas as tarefas. Não podemos falar sobre a fase inicial da especialização do trabalho sem pensar em Henry Ford, pioneiro em dividir e padronizar pequenas tarefas que seriam repetidas muitas vezes. Atualmente a especialização é utilizada para descrever o grau em que as tarefas organizacionais são separadas e divididas em funções bem determinadas. Já é consenso entre os gestores, nos dias de hoje, que a especialização pode ainda gerar economia em certas áreas. Ex: rede McDonald’s.
  2. Departamentalização: é a base para o agrupamento das tarefas. Surge como uma consequência da especia- lização, pois é preciso que as atividades estejam agrupadas para que possam ser melhor coordenadas. É preciso ter cuidado, no entanto, para que não haja uma departamentalização extrema, o que pode gerar problemas.
  3. Estrutura Formal ou Formalização: grau em que as atividades são normatizadas e controladas, sendo representada pelo organograma da empresa.

A estrutura informal, por sua vez, diz respeito às pessoas que compõem a organização; possibilidade de existir uma autoridade que flui horizontalmente, dificuldade de controle; propensão ao surgimento de uma liderança informal e a importância de desenvolver sistemas e canais de comunicação.

  1. Cadeia de Comando: forma como se determina a hierarquia organizacional do topo da organização até o seu nível mais baixo. Sinaliza a quem os indivíduos e os grupos devem-se reportar.
  • Autoridade hierárquica: representa a obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa e estar submetida a outras pessoas. Pressupõe direitos inerentes a uma posição administrativa e se expressa por meio da definição de limites e de direitos quanto à realização de tarefas e tomadas de decisão.
  • Unidade de Comando: Determina que um funcionário só deve responder a um superior por vez. Além disso, diz respeito aos cargos, às suas definições e às suas posições em uma estrutura organizacional.
  1. Amplitude de Controle: Envolve a quantidade de subordinados dentro de uma mesma área de gestão e a capacidade do gestor em supervisionar, com qualidade, eficiência e eficácia, o seu grupo de funcionários
  2. Centralização e Descentralização: quem tem autoridade no processo decisório. A organização é centralizada ou descentralizada dependendo do grau que um único ponto, pessoa ou grupo detém o poder de decisão.
  • Centralizadas: Os executivos ou os donos tomam todas as decisões. O conceito de centralização inclui somente a autoridade formal, limitado aos direitos inerentes de uma posição de poder.
  • Descentralizadas: As ações tendem a solucionar os problemas de maneira mais rápida, já que existe menos burocracia e as decisões podem ser mais fluidas e divididas.

Estruturas e Organogramas

Seis principais tipos de estruturas organizacionais:[pic 4]

Linear (ou simples): forma estrutural mais simples e antiga (origem em organizações militares), formato piramidal; linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinado; fluxo vertical de comunicação; hierarquia e comando em evidência e centralização das decisões.

[pic 5]

Funcional (ou burocrática): autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões e ênfase na especialização.

Linha-staff: Resultado da combinação da linear com funcional, a fim de reunir as vantagens desses dois tipos e reduzir as possíveis desvantagens: autoridade de linha: linear, absoluta, total, cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado, e autoridade de staff: funcional, relativa, parcial, especialização, relação de consultoria, de assessoria.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (878.7 Kb)   docx (465.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com