TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução dos Direitos FundamentaiS

Por:   •  7/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Autodesenvolvimento

de Mozaniel-Jr | trabalhosfeitos.com


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2014

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

A saúde e um dos principais direitos a serem tratados na primeira e segunda geração, e que em 1988, a constituição brasileira garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, onde está prescrito em vários deles, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado (art. 196).

A saúde é de extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito à qualidade de vida, é o objetivo de todo cidadão, no exercício de seus direitos. Naesfera jurídica, o direito à saúde se coloca como forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais sociais.

Os direitos fundamentais chamados de primeira geração, são teorizados pelo seu perfíl materialista, ao qual, foram atingindo estas características através de um processo cumulativo e qualitativo designando uma nova universalidade com objetivos materiais e concretos.

Os direitos da segunda geração estão ligados intimamente a direitos prestacionais sociais do Estado perante o indivíduo, bem como assistência social, educação, saúde, cultura, trabalho. Presupoe que passam estes direitos a exercer uma liberdade social, formulando uma ligação das liberdades formais abstratas para as liberdades materiais concretas.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

O Meio Ambiente foi um tema constante na Terceira Geração, pois é quando coincide com o aparecimento de problemas relacionados a este tema.

Evoluindo os Direitos Fundamentais, surgiu os direitos da Terceira Geração, que são direitos atribuídos à solidariedade. Esse direito tente a se firmar no final deste século.

Os direitos da Terceira Geração são direitos fundamentais requeridos pelo indivíduo pelo processo de descolonização do segundo pós-guerra e também pelos avanços tecnológicos, formando assim direitos de titularidade coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (454.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com